Sicoob Credisudeste celebra encerramento Ciclo 2021 do Programa Mulheres, Jovens e Família
As noites de 6 e 7 de dezembro foram marcadas pela cerimônia de encerramento do Ciclo 2021 do Programa Mulheres, Jovens e Famílias, respectivamente nas cidades de São Francisco do Glória e Espera Feliz. Promovido pelo Sicoob Credisudeste com apoio do Conselho das Matas de Minas, entidade voltada para o desenvolvimento de cafeicultores, SEBRAE e Instituto Master Eventos e Educação Corporativa, o Programa Mulheres, Jovens e Famílias teve início no mês de setembro e envolveu 45 famílias da zona rural, em torno de 135 pessoas, de oito cidades da área de atuação da cooperativa, agrupadas em dois núcleos, com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento pessoal dos cooperados e familiares da agricultura familiar promovendo o bem estar, sustentabilidade, valorização feminina e da juventude, a formação de lideranças cooperativistas e o fortalecimento do setor.
O Gerente de Relacionamento e OQS do Sicoob Credisudeste, Clodoaldo Heitor, falou sobre a importância do projeto “Disseminamos os valores do cooperativismo valorizamos o maior ativo que nós temos, os nossos cooperados. Por isso, nós buscamos a parceria com o SEBRAE, para trabalhar com pequenos produtores da agricultura familiar no intuito de mostrar a importância do grupo como um todo e ressaltar a qualidade da vida no campo, mostrando a importância de trabalhar em harmonia.”, explicou, destacando que a cooperativa se sente gratificada por ter trazido para a região um projeto de sucesso, e contado com o apoio técnico do SEBRAE. “Agradecemos a todos, porque não conseguimos fazer nada sozinhos. Em especial aos agricultores e ao Conselho das Regiões das Matas de Minas e a empresa Master Eventos que trouxe as palestras”, finalizou.
A assistente da microrregião de Manhuaçu do SEBRAE, Ana Luísa de Castro Pereira Martins, afirmou que a parceria com o Sicoob Credisudeste traz muito desenvolvimento e conhecimento para as famílias, os jovens e mulheres “Todos que estão participando do programa saem ganhando. Estamos juntos com o Sicoob há algum tempo fazendo essas intervenções e o desenvolvimento das famílias é o que mais importa. Procuramos sempre trazer palestrantes que entreguem mais conhecimento e fomentem o crescimento. Então, hoje eu queria agradecer ao SEBRAE, aos palestrantes e ao Sicoob Credisudeste”, conclui.
Francisco Júnior de Freitas, produtor rural atuante no cultivo de café e piscicultura, residente em São Francisco do Glória, associado à cooperativa de crédito há mais de 23 anos, narra com emoção, sua história como cooperado “O Sicoob Credisudeste trouxe sustentabilidade e conforto para a minha família. Eu aprendi muito durante esse tempo e agora eles estão fazendo esse trabalho tão importante, que promove a interação entre as pessoas. Isso é muito gratificante e foi muito significante, principalmente para minha esposa. Quero agradecer a Deus e à família Sicoob, que está sempre nos proporcionando algo de bom”, acentuou.
A produtora rural de Espera Feliz e associada ao Sicoob Credisudeste, Sônia Carobine de Lacerda Amaral, participou do evento em família “Foram encontros maravilhosos. Eu, meu marido e meu filho gostamos muito, porque o projeto também atuou na união das famílias e nesse momento que estamos atravessando, estar juntos é muito importante. Quero agradecer especialmente à gerente da nossa agência, em Pedra Menina, a Sandra, que está sempre à disposição para o que for necessário”, afirmou.
Meron Vaurek Júnior, um dos palestrantes da noite falou sobre a importância do desenvolvimento pessoal, com a prevenção da saúde mental, equilíbrio emocional e crescimento humano “Nós temos essa parceria com o Sicoob Credisudeste, por meio do SEBRAE e o instituto Master, que nos proporciona passar um pouco do nosso conhecimento relacionado ao comportamento humano para essas famílias, facilitando o crescimento de todos”, afirmou.
Sandra Aparecida dos Santos, palestrante do Instituto Master, afirmou ser muito importante ver o brilho no olhar de cada participante “Isso foi possível através da parceria entre o SEBRAE e o Sicoob Credisudeste, porque eles valorizam pessoas, relacionamentos e famílias. Eu me sinto muito feliz e tenho uma gratidão imensa pelas pessoas acreditarem no nosso trabalho, então quero deixar meu agradecimento especial a essas duas instituições que acreditaram que podem melhorar a vida das famílias que vivem da agricultura familiar”, concluiu.