Sicoob apoia Dia de Campo na Cafeicultura em Fervedouro
O Sicoob Credisudeste apoiou a realização do Dia de Campo na Cafeicultura realizado na sexta-feira (25) em Fervedouro, na Fazenda Rosa Verde, que pertence a Erlon Chicarelli e Edmar Carlos. O apoio fez com que cerca de 160 cafeicultores do município e da região tivessem a oportunidade de participar e aprender novas técnicas relacionadas ao segmento, desde o plantio ao preparo final do produto. Eles receberam orientações sobre a comercialização de cafés, cuidados na colheita e pós-colheita e tomaram conhecimento do cronograma agrícola da cafeicultura no manejo e tratos culturais.
O Gerente de Relacionamento e OQS do Sicoob Credisudeste, Clodoaldo Heitor, agradeceu a confiança da Emater pela parceria com a cooperativa “Eu quero agradecer a confiança do poder público e ressaltar que nossa cooperativa é regional e está em Fervedouro há 25 anos. Desde que viemos, fomos abraçados pela comunidade. Estamos à disposição para o que for preciso, ressaltando que o nosso trabalho é uma via de mão dupla”, destacou.
Erlon Chicarelli, um dos proprietários da fazenda Rosa Verde, contou como foi receber os agricultores para o Dia de Campo “É um grande prazer ter a oportunidade de sediar o evento. Falar de cafeicultura é muito bom, porque vivemos disso e temos nela o nosso sustento. Estamos começando a trabalhar com café especial. Quero agradecer aos parceiros, à Emater, à Secretaria de Agricultura e ao Sicoob Credisudeste. Que venham outros eventos”, disse.
Os cafeicultores fizeram questão de se manifestar sobre o evento. Bruna Carolina está à frente do empreendimento da família e trabalha com pai. Ela contou um pouco de sua trajetória “Nossa família está há 30 anos no ramo e há 3, começamos a trabalhar com café de especialidade. Já ganhamos alguns prêmios e o café abriu novos horizontes, até para nós jovens que estamos no campo. A parceria com o Sicoob tem gerado muitos bons frutos. Esses eventos são muito importantes para nós”, afirmou.
Alessandra Ribeiro, técnica do escritório local da Emater em Fervedouro contou como é realizado o trabalho “O município é bem grande e temos muita diversidade de produção, com frutas, hortaliças, leite, mas o forte é a cafeicultura. E a Emater dá assistência técnica ao produtor, buscando melhorar essa cultura. Nosso objetivo é trazer melhorias para a qualidade de vida das famílias agrícolas”, explicou.
De acordo com o prefeito de Fervedouro, Carlos Corindon, o objetivo de capacitar os cafeicultores foi alcançado “Eles se atentaram para que a importância da qualidade do café produzido no município continue aumentando, gerando emprego, renda e fortalecendo a economia. Todos ficaram muito satisfeitos. Eles receberam treinamento de representante de uma das maiores cooperativas de café da América Latina, a Minas Sul, e, também, do agrônomo da EMATER de Carangola e do programa Certifica Minas Café. Agradeço ao Sicoob Credisudeste por sempre apoiar a nossa agricultura”, frisou.