Saúde vê indícios de estabilização no contágio de Covid-19 em Muriaé

Informação foi repassada em transmissão ao vivo na noite de quinta-feira (16)

Segundo o médico infectologista Dr. Daniel Licy e o secretário de municipal de Saúde de Muriaé, Dr. Paulo César de Oliveira, a curva de contágio por Covid-19 na cidade apresenta sinais de estabilização, com tendência à baixa. A informação foi repassada durante transmissão ao vivo, na noite de quinta-feira (16), junto ao prefeito Grego.

De acordo com Dr. Daniel, no período de maior ápice de contágio, havia cerca de 10% a 14% de aumento diário no número de contaminados e, nos últimos dias, essa taxa tem girado em torno de 3%. “São dois motivos principais: o impacto das três semanas de distanciamento social ampliado, em que conseguimos controlar a pandemia na cidade e uma série de indicadores, além de indícios de estabilização na população, o que sugere dias melhores para Muriaé”, contou o infectologista, que alertou: “Ainda é um período crítico e de atenção: quem tem familiares e pessoas próximas no grupo de risco, deve continuar com todos os cuidados. Nosso comportamento mudou devido à doença e ainda não é momento de relaxar. Precisamos continuar seguindo as recomendações para retomar as atividades normalmente”, completou.

O secretário de Saúde destacou a queda no número de pacientes ativos na cidade: de 600 no início do último período de distanciamento ampliado para 267 atualmente. Dr. Paulo César também destacou que o alto número de confirmados na cidade se deve à maior testagem realizada em Muriaé. Durante a transmissão, foi exibida mensagem do Secretário Estadual de Saúde, em que a região é citada como passível de evoluir para a chamada “onda branca” – onde há maior liberdade para o funcionamento de algumas atividades. “A população precisa entender que todo sacrifício está sendo recompensado agora e que os cuidados devem permanecer”, encerrou o secretário municipal.

Determinações para o comércio permanecem inalteradas pelo menos até dia 22

Segundo o prefeito Grego, a Justiça mineira deve julgar, nos próximos dias, uma ação de constitucionalidade da Procuradoria Geral de Muriaé, onde o município solicita autorização para estabelecer regras diferentes do que preconiza o plano “Minas Consciente”, do governo do estado. O prefeito afirmou que a decisão, que deve sair no próximo dia 22, permitirá ajustes necessários à realidade da nossa cidade. Desta forma, as determinações do comitê Covid-19 a respeito do funcionamento do comércio permanecem inalteradas até a decisão da justiça.

Deixe um comentário


Outras Notícias