Saúde vai avaliar entrada em consórcio por vacinas, após autorização da Câmara
A Câmara de Muriaé autorizou o município a integrar o Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, cuja finalidade é contribuir para agilizar a imunização da população através da compra de doses da vacina contra a covid-19. O consórcio é idealizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O projeto foi votado em caráter de urgência, por determinação do presidente da Casa, Afonso da Saúde (PTB), que também presidiu as atividades do dia, na reunião de terça (23).
De autoria do vereador Delegado Rangel (PSB), o Projeto de Lei 73/2021 também permite a Muriaé adquirir medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde. A matéria foi aprovada por unanimidade pelos vereadores na sessão.
Apesar da aprovação, a entrada no consórcio é de deliberação da Prefeitura Municipal. Recentemente, o secretário de saúde Dr. Marcos Guarino ressaltou que a entrada deveria ser criteriosamente analisada, devido às mudanças em relação ao Plano Nacional de Imunização.
Devido ao município estar classificado na Onda Roxa do Programa Minas Consciente, a sessão aconteceu de forma online, com os vereadores também participando pela plataforma digital, a fim de cumprir as determinações estipuladas pelo Programa Minas Consciente e prevenir a proliferação do coronavírus no espaço da Câmara.