Sarau Cultural Caipira
Projeto “Sarau Cultural Caipira” é encerrado com apresentações de moradores de Boa Família
O projeto “Sarau Cultural Caipira – Poesia, Música e Cultura Popular” foi encerrado na sexta-feira (6), no salão paroquial da igreja católica do distrito de Boa Família. E o resultado foi o melhor possível: dezenas de moradores, de todas as idades, apresentaram suas músicas e poesias contando histórias marcantes do distrito.
De acordo com Clóvis Roberto Agostini, proponente do projeto, o Sarau atingiu seu objetivo, que era fomentar a cultura no distrito de Boa Família. “Acredito que que deixamos um legado maravilhoso. Creio que eles descobriram o potencial que têm, então, de agora pra frente, eles mesmos conseguirão dar os próximos passos, como foi comprovado pelas duas apresentações independentes de moradores que tivemos neste encerramento”, avaliou.
“Espero que todos tenham compreendido o sentido do projeto, e que as reuniões prossigam, não deixando morrer as ricas histórias do distrito. A memória é fundamental para que todas as gerações conheçam essas histórias”, completou Clóvis.
A oficineira do projeto, Tamara Loures, contou que a grande participação da comunidade, principalmente dos mais jovens, foi uma surpresa positiva para a equipe. “Eles acompanharam todas as oficinas, mostraram muito empenho e trouxeram seus amigos e familiares para prestigiar as apresentações”, contou.
Ela revelou que, no total, foram realizados quatro encontros – primeiramente, ouvindo as histórias da comunidade e depois incentivando pesquisas sobre elas e as produções de poesias e músicas com base nestes relatos. “É muito bom ver um projeto acontecer desde o início, quando as pessoas nem conheciam como era um sarau, e hoje os próprios moradores apresentando suas obras, foi maravilhoso. O legado já foi construído, esperamos que o povo multiplique essa ideia”, reforçou Tamara.
Uma das moradoras mais animadas com o Sarau, Girlene Santana Juvenal apresentou algumas das obras do encerramento do projeto, como “Meu Pequeno Boa Família” e “Coisas do nosso passado”. Ela se disse muito feliz com o resultado. “É muito bom resgatar as histórias e esperamos que seja o primeiro evento cultural de muitos que virão. Vamos continuar reunindo as famílias, os amigos, para que novos eventos possam acontecer no distrito”, disse Girlene.
Elisabeth Almeida de Oliveira Matias, diretora da Escola Estadual Temístocles Eutrópio, que recebeu a maioria dos encontros e oficinas, se disse orgulhosa com a participação dos alunos e da comunidade em geral. “Como parte da comunidade do distrito, fico feliz com esses novos ensinamentos passados à população”, disse. “A escola está de braços abertos para o projeto e esperamos fazê-lo crescer, abrindo espaço para a comunidade mostrar seus talentos”, encerrou a diretora.
O projeto “Sarau Cultural Caipira – Poesia, Música e Cultura Popular” foi aprovado pelo edital 01/2019 do Sistema Municipal de Cultura e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Muriaé, Fundarte, Escola Estadual Temístocles Eutrópio e Associarte.