São Francisco do Glória resgata cultura dos blocos de rua no Carnaval

Apostando no resgate de culturas marcantes de sua população, a Prefeitura de São Francisco do Glória promoveu uma linda festa em comemoração ao Carnaval, entre os dias 22 e 25 de fevereiro. Com atrações musicais para todos os gostos, a programação teve espaço para blocos históricos do município, contemplando todas as idades.

Entre as atrações musicais, estiveram Hellen Cristina, Mineiros do Pagode e Xtreme Brasil. Já entre os blocos, destaque para Seca Copo, Sururu, Joelho Ralado, Beberrões e 3ª Idade, além da tradicional Bateria do Pinheiro, com os saudosos Boi e Mulinha.

O prefeito de São Francisco do Glória, Walace Ferreira Pedrosa, ressaltou que este foi o segundo carnaval de sua gestão, mesmo com a grave crise financeira do estado de Minas, que interrompeu o repasse de recursos aos municípios. “É o resgate de uma cultura que faz parte do nosso povo. Fizemos uma festa simples, mas que possa atender aos nossos moradores e aos franciscanos que vêm nos visitar. Tivemos blocos de crianças, de jovens, de idosos, e isso é o mais importante, a participação de todos”, ressaltou o prefeito.

Rayssa de Oliveira Lane, Coordenadora de Cultura e Patrimônio Cultural do município, se disse feliz e emocionada com o evento. “Desde pequena participava dos desfiles e hoje, podendo voltar a participar, desta vez na organização, sabendo que é um bem cultural de nossa cidade, é uma alegria muito grande. Nosso desejo é, pouco a pouco, retomar a grande tradição do carnaval franciscano”, avaliou.

Héber Roriz Mendes, secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, ressaltou o cuidado em agradar a todos os públicos – inclusive com um grande encontro dos blocos na terça-feira (25). “É um evento que marca também o reencontro de muitos franciscanos ausentes que retornam para curtir a festa em sua cidade de origem. Por isso, é uma festa tão importante para nós”, disse Héber.

Entre os franciscanos que retornavam à cidade para curtir o período de folga, a sensação era de nostalgia e tranquilidade. “Fui criado aqui, saí com 15 anos, estou com 45, conheço o Walace (prefeito) desde criança. Ele está tentando retomar a cultura dos carnavais passados, que eram maravilhosos, e está de parabéns. São Francisco tem toda a perspectiva de prosperar cada vez mais”, disse Marcelo Araújo, que atualmente mora em Volta Redonda. “Trouxe meu filho de um ano e oito meses. Um ambiente muito gostoso e familiar, com diversão para todas as idades, e a prefeitura retomando a tradição dos blocos. Estamos gostando muito”, avaliou Cândida Ricardo de Paula, moradora do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário


Outras Notícias