Rotary Club Muriaé Norte luta contra o sarampo e a poliomielite

O Rotary Club Muriaé Norte tem participado ativamente das campanhas de vacinação contra o sarampo e a poliomielite (paralisia infantil). De acordo com atualização feita pelo Ministério da Saúde, o Brasil tem 1.428 casos confirmados de sarampo em 2018. Dia 31 de agosto termina o prazo para a campanha nacional de vacinação e cinco milhões de crianças, de 1 ano a menores de 5 anos, ainda precisam ser imunizadas.

A campanha, que contou com o Dia D (18 de agosto), começou no dia 6, com o reforço da dose, que acontece de quatro em quatro anos. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é de extrema importância devido à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da volta da poliomielite.

De acordo com a rede BBC, o sarampo era considerado uma doença erradicada no Brasil desde 2016, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou que o país estava há um ano sem registro de casos do vírus. Mas isso mudou em 2018, quando boletins recentes da entidade advertiram que está em curso um surto da doença que é altamente contagiosa e que pode levar à morte de crianças pequenas ou causar sequelas graves.

Entre 1º de janeiro e 23 de maio deste ano, foram registrados 995 casos de sarampo no país (sendo 611 no Amazonas e 384 em Roraima), incluindo duas mortes, segundo a OMS.

Solange Montezano, do Rotary Club Muriaé Norte, participou, juntamente com demais integrantes da entidade, da campanha de vacinação em Muriaé. “A pólio foi erradicada no Brasil, mas temos que continuar a vacinar nossas crianças, para garantir a erradicação do sarampo também. No mundo, três países ainda têm casos da pólio: Afeganistão, Paquistão e a Nigéria. O Rotary Internacional é responsável pela erradicação da pólio no mundo, juntamente com a OMS, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), além da Fundação Bill e Melina Gates”, conta.

De acordo com Solange, após o Dia D, o Rotary Club Muriaé Norte seguirá com a campanha de conscientização na mídia e com passeatas, como a que foi realizada pelo clube no dia 10 de agosto, em parceria com as secretarias municipais de Ação Social e Saúde e com o Lions Muriaé Centro. “Aproveitamos a oportunidade para agradecer todos àqueles que participaram conosco. O Rotary é grande responsável pela erradicação da pólio no mundo, é nosso maior objetivo”, diz.

Em Muriaé – Em Muriaé, assim como em todo o país, a campanha prossegue até 31 de agosto. A coordenadora municipal de Imunização, Priscila Secco, frisa a importância da vacinação contra a pólio e o sarampo. “Solicitamos aos pais que levem seus filhos para tomar a vacina, pois ela é a garantia de proteção contra estas doenças”, diz. De acordo com a prefeitura, a meta é vacinar 95% do público-alvo.

As doses estão sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e no Centro Municipal de Vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30min.

Deixe um comentário


Outras Notícias