Ressocialização

Desenho de detento de Muriaé conquista 1º lugar em concurso promovido pela Sejusp

Um detento da Penitenciária de Muriaé ficou em primeiro lugar na segunda edição do concurso de desenhos voltado para os presos, promovido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio Núcleo Sociocultural e Esportivo da Diretoria de Ensino e Profissionalização (Dep) do Departamento Penitenciário de Minas Gerais. Leandro Speck terá seu desenho publicado em um calendário da instituição junto ao de outros 11 apenados e receberá outras premiações.

O tema deste ano foi “A vida pós-pandemia: diante das dificuldades é que nasce a esperança” e detentos de 85 unidades prisionais, além de Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) enviaram suas obras, que foram escolhidas por uma comissão na última terça-feira (19).

Foram selecionados 12 desenhos que comporão um calendário de 2022. Os três primeiros colocados são obras produzidas por presos das unidades prisionais de Muriaé, com o primeiro lugar – desenho de Leandro Speck; de Paracatu – desenho de Felipe Rangel, com o segundo lugar e, Unaí – desenho de Bruno Marlon Santos Almeida que ficou com a terceira colocação.

De acordo com Regina Dias Duarte, diretora de Ensino e Profissionalização, todos os presos que tiveram seus desenhos selecionados para o concurso receberão um certificado de participação, e os autores dos três desenhos finalistas serão contemplados com um kit especial. Ela destaca que a Justiça pode validar estes certificados como remição de pena. ” É mais uma possibilidade de, além de participar do concurso, pela arte, remir a pena”.

Veja os desenhos premiados

Fonte : Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública

Deixe um comentário


Outras Notícias