Pró-Cultura

Movimento Pró-Cultura recebe premiação e faz reformas na Biblioteca Comunitária do bairro Aeroporto

O Movimento Pró-Cultura, reconhecido como Ponto de Cultura do estado de Minas Gerais, está realizando a reforma da Biblioteca Comunitária do bairro Aeroporto, com recursos advindos da Premiação dada pela SECULT (Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais). Além da informatização e climatização do ambiente, o acervo da biblioteca será reforçado e novas ações serão colocadas em prática.
A reforma permitirá a retomada das atividades no espaço, que oferece à comunidade do bairro e adjacências o acesso à cultura e informação. “São jovens que, muitas vezes, não contam com acesso à internet em casa. Então eles podem vir ao espaço fazer trabalhos online, o que também contribui para afastá-los das ruas”, disse a coordenadora da biblioteca, Viviane Silva.
Viviane também ressaltou a importância do espaço no contexto da pandemia, com as escolas fechadas. A biblioteca, que funciona anexa à Igreja católica do bairro, tem previsão de reabertura para março e deverá funcionar de 9h às 11h e de 13h às 17h.
História
Suas atividades começaram informalmente no ano de 1998, durante o período da Campanha da Fraternidade. Sua fundação se deu com Grupo de Jovens JUBONC (Jovens Unidos na Boa Nova de Cristo) da Pastoral da Juventude, que na ânsia de um gesto concreto para a comunidade, iniciou um projeto de incentivo a leitura pelas ruas do bairro.
Com a grande quantidade de livros arrecadados nos primeiros anos, fundou-se a biblioteca Comunitária, hoje funcionando em sede própria construída e equipada com recursos arrecadados com a comunidade em geral. Da Biblioteca veio o Movimento Pró Cultura e seus objetivos são os mesmos desde sua fundação: difundir a cultura, defender direitos, promover a vida, fazer controle social e incentivar a leitura, sempre produzindo cidadania.
Outras atividades
De acordo com a atual presidente do Ponto de Cultura, Gilmara Medeiros Bitencourt, além da biblioteca comunitária, o Movimento Pró-Cultura está ligado a diversas outras atividades culturais, como o “Bloco do Papagaio”, que conta inclusive com aulas de percussão, além de rodas de leitura e oficinas de pintura e artes, ensino de dança, hip hop, teatro e audiovisual.