“Prêmio de incentivo ao Patrimônio Cultural” valoriza ações de preservação em Muriaé
Oito pessoas e instituições de Muriaé foram agraciadas com o “Prêmio de Incentivo ao Patrimônio Cultural”, durante solenidade realizada na noite da última quarta-feira (13), no Paço Municipal. A homenagem é uma forma de a Administração valorizar e premiar os muriaeenses pela preservação ao patrimônio histórico e cultural da cidade.
Os homenageados foram agraciados em cinco categorias: Patrimônio Material/Bens tombados, Patrimônio Material/Bens inventariados, Patrimônio Imaterial, Responsabilidade Social e Ações Educativas. O prêmio faz parte da Política Municipal do Patrimônio Cultural. Também foi entregue uma menção honrosa e realizada uma homenagem póstuma. Antes da entrega da premiação, o professor da Universidade Federal de Viçosa, pós-doutor Leonardo Civale, ministrou a palestra “Outros olhares sobre Patrimônio Cultural”. Também houve a exibição de documentário produzido pelos alunos da Escola Municipal de Audiovisual Carlos Scala com os vencedores do prêmio da edição deste ano.
Ana Tereza Andrade, filha de Maria Bernadete Andrade, recebeu, em nome da família, a homenagem póstuma feita à mãe. Ela considera que o prêmio é o reconhecimento do trabalho realizado por Maria Bernadete, em mais de 15 anos, pela da cultura de Muriaé. “Eu e meu irmão estamos muito lisonjeados com esta premiação. Para nós, é o reconhecimento de um trabalho realizado com dedicação e amor por muitos anos em prol da arte e cultura de nossa cidade”, conta.
“Este prêmio é uma forma de homenagear as pessoas e instituições que preservam, com tanto carinho, o patrimônio cultural do nosso município. Ações como esta contribuem para a preservação da memória e da história de Muriaé”, explicou a diretora-geral da Fundarte e presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, a arquiteta Flávia Neves.
O prefeito Grego afirma que este prêmio é o reconhecimento pelas iniciativas de preservação, valorização e divulgação do patrimônio histórico e cultural de Muriaé, seja através dos bens materiais ou de bens imateriais.
Homenageados de 2017:
– Categoria 1: Patrimônio Material/Bens tombados – Paço Municipal de Muriaé;
– Categoria 2: Patrimônio Material/Bens inventariados – Residência da Rua Afonso Canêdo, 91;
– Categoria 3: Patrimônio Imaterial – Banda Sociedade Musical União dos Artistas e Associação dos Violeiros de Muriaé;
– Categoria 4: Responsabilidade Social – Programa de Educação Ambiental (Progea), desenvolvido pela Polícia Militar de Meio Ambiente;
– Categoria 5: Ações Educativas – Movimento Pró-Cultura;
– Menção honrosa a Ogmar de Souza, mais conhecido como o “Baterista Miséria”;
– Homenagem póstuma a Maria Bernadete Andrade Silva pelos serviços prestados na preservação do patrimônio cultural de Muriaé.