Parte do comércio está liberado para abrir a partir de segunda-feira (20)

http://www.facebook.com/gregomuriae/videos/1855788777889214/

 

Após mais uma reunião do comitê gestor do Covid-19 em Muriaé, o prefeito Grego realizou uma transmissão ao vivo via Facebook e anunciou que está sendo estudada a flexibilização do distanciamento social, em alinhamento ao Governo do Estado. Ele também anunciou novas regras para o funcionamento dos comércios autorizados na cidade.

Grego iniciou citando entrevista do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ao jornal Hoje em Dia, em que o chefe do Executivo estadual deu autonomia a cada prefeito para deliberar sobre a flexibilização, mas que na próxima semana, o Governo do Estado disponibilizará uma cartilha com vários protocolos para orientar os municípios.

“O comitê vem, alinhado ao Governo Federal e ao Estado, pensando em uma transição, mas deixamos claro que não estamos tomando nenhuma atitude neste momento. Aguardamos a cartilha do Governo do Estado”, reforçou o prefeito.

Comitê Gestor flexibiliza funcionamento de alguns setores do comércio

A partir de segunda-feira (20), poderão funcionar, porém com restrições, óticas, concessionárias de veículos, salões de beleza e de estética, barbearias e lojas de informática e de armamentos (por estarem ligadas à área de segurança pública).

Entre as alterações, está a obrigatoriedade do uso de máscaras pelo consumidor. Também é obrigatório que todos os funcionários de empresas façam uso da máscara, cabendo ao proprietário do estabelecimento fornecer o produto a seus colaboradores, assim como fiscalizar o uso por parte do cliente.

Além disso, será permitida a permanência de uma pessoa por 10m² de área útil dentro do estabelecimento comercial.

Essas novas restrições também valem para comércios que já estão autorizados a funcionar, como supermercados, padarias, farmácias, entre outros.

Barbearias, salões de beleza e estética terão que atender a outros dois quesitos: só poderão funcionar mediante horário agendado e com atendimento individualizado.

As regras detalhadas serão divulgadas nesta sexta-feira (16), com a publicação do decreto.

A flexibilização de funcionamento destes setores segue diretrizes do Ministério da Saúde, para se fazer a transição do Distanciamento Social Ampliado (DSA) para Distanciamento Social Seletivo (DSS), em que apenas os grupos de maior risco ficam isolados, como idosos, pessoas com doenças crônicas e imunodeprimidos, por exemplo.

Também a partir de segunda-feira, a Prefeitura vai disponibilizar um aplicativo de Ouvidoria, para denúncias, informações, dentre outros serviços.

 

Infectologista afirma que distanciamento poderá ser novamente ampliado caso necessário

Presente na transmissão, o infectologista Dr. Daniel Licy explicou que a transição estudada levaria para o distanciamento social seletivo – onde algumas parcelas da sociedade, em especial os grupos de risco, seriam resguardadas, com o retorno de algumas atividades paralisadas no momento.

O médico fez questão de frisar os benefícios que o distanciamento social ampliado trouxe para a cidade. “É um momento delicado, pois o distanciamento social ampliado evidenciou, de forma clara, o quanto Muriaé se beneficiou quanto à demora da entrada do vírus na cidade. Os números mostram essa efetividade. A transição está sendo direcionada, mas não poderá, de forma alguma, ser desrespeitada pela sociedade. Não se trata somente de abrir o comércio. Este é um dos itens e, com ele, virá uma série de atitudes tão grandes e importantes quanto essa. Estamos focados na população de Muriaé, para fazer uma transição com segurança, com todos os cuidados possíveis”, explicou.

“Para termos sucesso em tratar da população, o povo, os empresários e todos os segmentos envolvidos precisam ser responsáveis. Pode haver um grande risco de impacto para sociedade em caso de erro, mas trata-se de uma responsabilidade de todos. Precisamos deixar claro também que, a qualquer momento, o distanciamento ampliado poderá ser retomado, caso haja qualquer risco ao sistema de saúde”, completou Dr. Daniel.

Deixe um comentário


Outras Notícias