Prazo para o alistamento militar termina no dia 30
Os jovens nascidos em 1998 devem ficar atentos. Eles têm até o dia 30 de junho (quinta-feira) para se apresentarem à Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência e se alistarem. O alistamento militar é obrigatório para todos os brasileiros do sexo masculino.
Aqueles que não se apresentarem podem sofrer implicações que vão desde a proibição de retirar o titulo de eleitor, tomar posse em cargos públicos, receber prêmios em loterias, registrar o diploma de nível universitário até a não contratação para o quadro de funcionários por empresas privadas. Após o dia 30 de junho, o cidadão que não se alistar pagará multa de R$ 3,81, ficará em débito com o Serviço Militar e só concorrerá à Seleção Geral em 2017.
O alistamento também é obrigatório para as pessoas com deficiência física e mental. Sendo notoriamente incapazes, essas pessoas são isentas do Serviço Militar e devem comparecer à Junta de Serviço Militar para requererem o Certificado de Isenção (CI). Os cidadãos que efetivamente comprovarem que são moradores da Zona Rural de Muriaé deverão se alistar normalmente, porém serão dispensados do Serviço Militar e receberão o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).
Para se alistar, é necessária a apresentação da certidão de nascimento e/ou documento de identidade original, comprovante de residência em nome dos pais ou em seu próprio nome e uma fotografia tamanho 3×4 recente (sem brinco, piercing e colar, sendo que o cabelo não deve cobrir a testa e as orelhas). O CPF é desejável, porém, não é documento obrigatório.
O Tiro de Guerra de Muriaé é uma organização militar de formação de reserva do Exército. Sua missão é formar atiradores bem adestrados para a reserva não remunerada da Força Armada e, principalmente, transmitir aos cidadãos matriculados valores militares como fé na missão, civismo, espírito de corpo e patriotismo, bem como atributos como lealdade, camaradagem, disciplina, coragem, dedicação e autoconfiança.
A sede da Junta de Serviço Militar está localizada na Avenida Coronel Domiciano, 26, 2º andar. O atendimento ao público é realizado de segunda a quinta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h; na sexta-feira, o atendimento ao público ocorre somente na parte da manhã, das 7h às 11h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3729-1221.