Polícia Civil desarticula quadrilha especializada em tráfico de drogas e homicídios

Prisão aconteceu na segunda-feira (4)
Prisão aconteceu na segunda-feira (4)

A Polícia Civil de Muriaé desarticulou uma organização criminosa especializada na prática de tráfico de drogas e homicídios na região. O grupo, composto por quatro pessoas, segundo o delegado responsável pela Agência de Informação e Inteligência Policial da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Tayrony Espíndola Borges, contratava pistoleiros profissionais, recrutados principalmente no Norte e Nordeste do estado, para executar desafetos e eventuais concorrentes. Três homens foram presos. “A organização criminosa ‘importava’ pistoleiros de outras cidades para dificultar a identificação dos mesmos”, afirma.

A operação, denominada “Tubarão”, começou no domingo (3), quando O.S.N., 32 anos, apontado como “operador” do grupo, foi preso e autuado em flagrante delito nas proximidades da Rua Simeão Feres, no bairro Safira, pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Segundo a PC, ele arrancou com o carro – um veículo Gol, placa de Muriaé – em “alta velocidade” ao perceber a aproximação dos policiais. Na ocasião, ele estava acompanhado de Lafaiete Luiz Lima Pereira, 29 anos, apontado como um matador de aluguel. Lafaiete, ao ser abordado pelos agentes, desceu do veículo. Ele reagiu à prisão e foi baleado, sendo atingido no abdômen. O mesmo chegou a ser atendido pela ambulância do SAMU, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Nos pertences dele foram localizados 5,649kg de cocaína, com alto grau de pureza, além de uma pistola, calibre 380, com dois carregadores municiados. Os dois homens possuem diversas passagens policiais. O primeiro encontra-se detido no presídio local, à disposição da Justiça.

Homem é morto após ser baleado ao reagir à abordagem da Polícia Civil de MuriaéOriundo da cidade de Teófilo Otoni, Lafaiete vinha a Muriaé pontual e ocasionalmente, ou seja, apenas para a execução dos homicídios pré-determinados pelo grupo criminoso, conforme afirmou a Polícia Civil. Os crimes seriam motivados pela disputa de território e desavenças ocasionadas pelo tráfico de drogas no município e região. Acredita-se que a droga encontrada teria sido entregue como parte do pagamento pelos serviços de pistolagem contratados. Suspeita-se que chegaram a montar, inclusive, uma base para que permanecesse na cidade enquanto fazia seus levantamentos.

Lafaiete Luiz Lima Pereira
Lafaiete Luiz Lima Pereira

Ainda segundo o delegado, Lafaiete e os demais presos teriam participação direta na morte de Marco Aurélio de Souza, conhecido como “Marco do Santana”, crime este ocorrido em 3 de abril deste ano – Lafaiete seria o autor dos disparos. Nos últimos dias, ele estava na cidade à procura de mais dois alvos que seriam executados a qualquer momento, crime este, acredita-se, frustrado pela ação dos policiais. A PC informou que Lafaiete tem um “vasto” histórico criminal.  Comprovadamente, ele foi condenado por um homicídio, mas suspeita-se de que tenha participação em três mortes em Muriaé e esteja envolvido em 11 assassinatos em sua região.

Já na tarde de segunda-feira (4), em continuidade à operação, os policiais civis prenderam A.C. O., apontado como chefe da organização. Ele foi preso em sua empresa e não reagiu à ação dos policiais. Segundo as investigações, o suspeito comandava o esquema criminoso e determinava a contratação do pistoleiro. O investigado já tinha sido preso pelo tráfico de drogas em meados de 2005.

Também foi preso nesta mesma tarde, M. J. F. S., irmão de um dos investigados, que integraria a organização executando os comandos do chefe. Todos eles negaram qualquer envolvimento.

“Os elementos que temos são bem sólidos, que mostram uma articulação, uma divisão de tarefas entre os componentes desse, que é considerado um dos maiores grupos criminosos dentro de Muriaé, o qual movimentava uma quantidade substancial de droga. Eles são extremamente bem organizados e praticam atividades de forma permanente”, conclui o delegado.

Deixe um comentário


Outras Notícias