PM do Meio Ambiente estoura rinha de galo
Militares da Polícia do Meio Ambiente de Muriaé, pertencentes à 4ª Companhia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito, flagraram um local usado como rinha de galo, localizado em uma estrada de chão próximo à comunidade da Capetinga, na manhã de domingo (15).
No local foram encontrados vários veículos estacionados, sendo que os condutores se preparavam para dar início à atividade ilegal. Foram apreendidos três galos machucados e outros materiais relacionados.
Participaram da ação os sargentos Luciano e Madriaga, que estavam de folga e montaram equipe em apoio ao cabo Jardel, que é aluno do Curso Especial de Formação de Sargentos (Cefs). O proprietário do local foi preso e encaminhado para a delegacia de Muriaé, ficando à disposição da Justiça.
De acordo com o artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98, “é considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos”. A pena é de detenção de três meses a um ano e multa. Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animais vivos, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.