Palestra do Procon ajuda idosos a evitar “cair em golpes”
O Procon de Muriaé e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), promoveram, no Centro de Convivência de Idosos em Muriaé, na praça João Pinheiro, a palestra “60+: Revelando Direitos, Desarmando Golpes”voltada para pessoas com mais de 60 anos.
O evento foi realizado pelo Procon-MG, órgão vinculado ao Ministério Público de Minas Gerais, em parceria com o Procon de Muriaé, e teve como objetivo orientar e alertar os idosos quanto aos golpes financeiros mais comuns, alguns deles, ainda, provocados pelos próprios familiares, outros cometidos no interior de agências bancárias, empréstimos disfarçados de benefícios ou prêmios, pedidos de ajuda por falso parente (falso sequestro), geralmente recebidos por meio do WhatsApp e links com vírus que capturam dados da vítima.
A palestra, que já havia acontecido no ano passado, e, dessa vez, foi ministrada pela servidora do Ministério Público de Minas Gerais, Deiser Roscoe, que veio de Belo Horizonte para explicar ao público muriaeense sobre as questões.
Dr. Cristiano Assis, coordenador do Procon Muriaé, lembrou que o órgão é procurado todos os dias com queixas de pessoas idosas que acabaram sendo ludibriadas e caíram em golpes dos mais variados. “Esta é uma oportunidade de orientar as pessoas sobre os cuidados que devem ter e como agir em caso de serem vítimas dos diversos golpes financeiros. O Procon de Muriaé e o Ministério Público de Minas Gerais estão preocupados com estas práticas que vem crescendo no país e tornando a população idosa mais vulnerável”, explicou.
Participaram deste evento: o prefeito de Muriaé, Marcos Guarino; o promotor de Defesa do Consumidor, Raphael Borba; e as secretárias municipais de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Governo (Vanessa Magalhães, Tatiana Rangel e Vanderléia Castro, respectivamente).