Número de mortos por chuva em Minas Gerais chega a 50
Mais de 30 mil pessoas estão desalojadas e desabrigadas em Minas devido às fortes chuvas dos últimos dias
Cinquenta pessoas morreram em Minas Gerais em razão das fortes chuvas que atingiram o Estado na semana passada, isso apenas entre sexta-feira (24) e a manhã desta terça-feira (28). Outras duas pessoas seguem desaparecidas em Conselheiro Lafaiete, na região Central, e Luisburgo, na Zona da Mata. O número de mortos pode subir nas próximas horas.
As mortes ocorreram em:
Belo Horizonte (13)
Betim (6)
Ibirité (5)
Alto Caparaó (4)
Luisburgo (4)
Alto Jequitibá (3)
Pedra Bonita (3)
Simonésia (3)
Contagem (2)
Carangola (1)
Divino (1)
Divinópolis (1)
Manhuaçu (1)
Olhos D’Água (1)
Santa Margarida (1)
Tocantins (1)
No boletim da manhã de segunda-feira, 18 pessoas estavam desaparecidas, mas no mais recente balanço são dois.
Segundo o tenente-coronel Flávio Godinho, porta-voz do órgão, a queda no número significa que, entre domingo (26) e segunda, 12 dessas pessoas dadas como desaparecidas entraram em contato com suas famílias e no caso de outras duas, as mortes foram confirmadas.
Além dessas informações referentes às tragédias acontecidas durante as poucas horas de chuva, o boletim atualizado da Defesa Civil de Minas Gerais aponta que 65 pessoas ficaram feridas em razão das tempestades.
O número de desalojados e desabrigados é ainda mais assustador: 28.043 pessoas estão desalojadas, que precisaram deixar temporariamente suas casas, outras 4.101 estão desabrigadas, o que significa que essas não poderão retornar a seus imóveis, principalmente por não tê-los mais.
Segundo o levantamento, Belo Horizonte é a cidade que concentra o maior número de mortes atreladas às chuvas dos últimos dias. São treze pessoas mortas na capital mineira. Betim e Ibirité, na região metropolitana, aparecem em seguida como os municípios com mais casos fatais, são 5 e 6 mortes, respectivamente.
Ao todo, 101 cidades de Minas Gerais declararam estado de emergência desde sexta-feira após serem fortemente atingidos pelas intensas precipitações. Enchentes, inundações e soterramentos estão entre as principais ocorrências registradas nesses municípios.
Todos eles estão contemplados em um decreto do Governo de Minas Gerais, publicado nessa segunda-feira (27) no Diário Oficial do Estado.
Fonte: Jornal O Tempo