Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Muriaé e Região promove com sucesso leilão de coberturas
O Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Muriaé e Região, criado em novembro, promoveu seu primeiro evento. Realizado na noite da última quarta-feira (28), no Clube do Cavalo, o Leilão Online de Coberturas, em benefício ao Núcleo, foi um sucesso.
Sessenta e seis lotes – sendo 54 coberturas e 12 óvulos de excelentes animais – foram disponibilizados para arremate. Os criadores selecionaram os melhores garanhões e as melhores éguas e doaram coberturas e óvulos para o evento.
A presidente do Núcleo, Margareth Heloise de Melo Tavares, afirma que o leilão superou as expectativas. “Foi um sucesso absoluto. Estou encantada como as pessoas ‘abraçaram’ essa causa. Os criadores que não vieram, acompanharam e deram lances pelo WhatsApp, pessoas não só de Muriaé e região, mas de outros estados, como Rio de Janeiro, Espírito Santo e da capital mineira, Belo Horizonte. Esse leilão é uma prévia do que o Núcleo fará por Muriaé e região”, afirma.
O recurso arrecadado com o evento será revertido para o Núcleo, para a realização de uma exposição de animais entre os dias 23 e 26 março de 2017, que acontece juntamente com a Expoleite das Montanhas e a exposição de gado Girolando, no Parque de Exposições.
Devido aos valores acessíveis, o leilão também foi uma forma de oportunizar que pequenos criadores e aqueles que ainda não conseguiram ter seu cavalo, tenham condições de adquirir animais de excelência genética.
O Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador é uma associação organizada sem fins lucrativos. Toda a diretoria é voluntária, portanto, não é remunerada. Entre os objetivos do Núcleo estão o fomento à raça, a integração dos criadores e suas famílias e o apoio aos sócios na intermediação de problemas burocráticos com a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, cuja sede está localizada em Belo Horizonte. O Núcleo, com suas ações, vai também vai incentivar o melhoramento genético da raça, criar mais empregos e aquecer o comércio da cidade e região neste segmento.
O Núcleo promoverá ainda eventos em torno da raça, como copas de marcha, exposições especializadas, cavalgadas planilhadas e ecológicas, provas funcionais e cursos para novos criadores, de doma, profissionalizantes para peões e de equitação, além de ações sociais.
O presidente do Sindicato Rural de Muriaé, Henrique Aquino, instituição parceira do Núcleo, destaca a importância da entidade para Muriaé. “Esse Núcleo tem uma importância muito grande, pois Muriaé é um dos polos de criação do cavalo Mangalarga Marchador. Precisávamos criar esse tipo de movimento. Já vamos realizar, em março, uma exposição especializada, e assim, sucessivamente, vamos criar outros eventos ligados à raça Mangalarga Marchador. O Sindicato Rural está apoiando o Núcleo, pois ele vai criar mais negócios e movimentar a raça, gerar empregos diretos e indiretos dentro do ramo”, diz.