Novo Sistema de Alertas para Riscos Reais entra em funcionamento em Minas Gerais

A Defesa Civil de Minas Gerais ativou, nesta segunda-feira (4), o novo Sistema de Alertas para Riscos Reais. A ferramenta tem como objetivo alertar a população de maneira ágil e eficiente sobre situações de emergência, como enchentes, deslizamentos e outros desastres naturais.

No último domingo (3), moradores de Belo Horizonte tiveram um vislumbre do sistema em ação ao receberem um alerta no celular acompanhado de um sinal sonoro. Na ocasião, tratava-se de um teste final para assegurar o funcionamento pleno da tecnologia.

A partir de hoje, o alerta será ativado em situações reais. Caso os cidadãos recebam a mensagem no celular acompanhada do som específico, será um indicativo de que estão em uma zona de risco e devem buscar imediatamente um local seguro.

Como funciona o sistema

De acordo com um vídeo divulgado pela Defesa Civil de Minas Gerais, os alertas são emitidos para todos os aparelhos celulares conectados à internet, desde que compatíveis com redes 4G e 5G e localizados na região de risco identificada.

De acordo com o vídeo, o objetivo é garantir que a população tenha acesso rápido às informações sobre perigos iminentes e possa tomar as precauções necessárias para proteger a vida e o patrimônio. Além disso, o aviso vai aparecer direto na tela do celular interrompendo qualquer aplicativo que esteja sendo usado e não é necessário se cadastrar.

O sistema atinge a todos que estiverem na área de risco desde que tenham aparelhos compatíveis: moradores, visitantes, brasileiros e estrangeiros. A mensagem chega em português e o alerta cobre riscos de alagamentos, enchentes, deslizamentos, enxurradas e vendavais.

O sistema funcionará em todo o estado, ampliando a capacidade de resposta das autoridades e a segurança dos cidadãos em situações de emergência. A Defesa Civil reforça a importância de prestar atenção aos alertas e seguir as orientações fornecidas.

Fotos:Reprodução Defesa Civil de Minas Gerais

Deixe um comentário


Outras Notícias