Muriaé recebe reforço de Força Estadual para combate à de dengue

Começou na terça-feira (28) a ação da Força Estadual para combate à dengue em Muriaé. A cidade está em situação de emergência por cauda da doença desde 26 de janeiro, quando foi iniciado um plano de contingência e combate ao Aedes aegypti. De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, o número de notificações em 2023 na cidade chega a 1.684 casos suspeitos de dengue e 5 de chikungunya. Para se ter uma ideia da gravidade da situação, foram mais registros no início deste ano do que em todo ano de 2022.

A previsão é que os 20 agentes da força estadual da SES-MG fiquem em Muriaé até dia 9 de março trabalhando em conjunto com os 35 agentes de endemias da prefeitura. Eles já estão visitando residências e imóveis para remover os focos do mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya. O trabalho é realizado em duplas e começou pelos locais de maior incidência de casos. A meta é visitar 20 casas por dia, mas os especialistas também estão de olho nos lixos e entulhos jogados nas vias.

Outra ação prevista é o treinamento de equipes de saúde locais em controle vetorial, assistência à saúde, vigilância epidemiológica, laboratorial e entomológica para a realização de diagnósticos e construção de plano de ações.

A secretária Municipal de Saúde, Luiza Agostini, falou sobre os locais mais atingidos pelo surto. “Entre os principais temos o Aeroporto, Santana, Gaspar, Vermelho e Barra, são territórios extremamente acometidos e que acumulam número alto de notificações”, explicou.

Ela inda esclareceu que apesar do grande número de casos e do aumento na demanda de atendimento, não há risco de colapso na rede hospitalar. “Não vemos esse risco, nem a nível de medicamentos, assistência técnica ou prestadores de serviços. Tendo necessidade, o plano de contingência prevê a ampliação das unidades de hidratação, oferta de medicamentos e carga horária de funcionários, para prestar assistência à comunidade”, afirmou.

De acordo com a ASCOM da PMM, no Plano de Contingência, a Prefeitura já realizou mutirões de limpeza em diversos bairros como: Aeroporto, São José, Santo Antônio e da Barra. Também foram elaboradas ações no Distrito de Boa Família. Além do trabalho de limpeza, a Administração Municipal também trabalhou na mobilização da população para que todos ajudem a eliminar possíveis focos de proliferação do Aedes aegypti.

Deixe um comentário


Outras Notícias