MURIAÉ-PREV comemora o Dia do Servidor Público e 20 anos de história
O Fundo Previdenciário dos Servidores Públicos de Muriaé (MURIAÉ-PREV) promoveu uma palestra e uma homenagem para comemorar o Dia do Servidor Público (28 de outubro) e seus 20 anos de existência. Durante o encontro, que aconteceu na noite de sexta-feira (27), na Casa da Amizade, foi apresentado aos servidores presentes o contexto histórico e atual do servidor diante das perspectivas da Reforma da Previdência e de seu papel na sociedade como um todo.
A data é comemorada pelo instituto de Previdência muriaeense desde 2012, quando Antônio José assumiu a presidência. Segundo o presidente do MURIAÉ-PREV, Antônio José Pereira de Oliveira, o servidor público tem de ser valorizado, pois é o maior patrimônio de nossa cidade.
“Este evento simboliza o reconhecimento do trabalho prestado pelo servidor. Sabemos que sem o servidor público municipal nossa cidade ficaria parada, sem os serviços essenciais. O MURIAÉ-PREV gerencia o patrimônio do servidor público do município, então, nada mais justo do que prestar uma homenagem aos que contribuem para o crescimento de nossa cidade. Aproveitamos a oportunidade para comemorar os 20 anos de existência do fundo previdenciário municipal, que é considerado o primeiro Regime Próprio de Previdência Social da Zona da Mata Mineira, em volume financeiro. Este é um sinal de que a administração do MURIAÉ-PREV está conduzindo bem os recursos do servidor público”, conta.
Antônio José aproveitou a oportunidade para cumprimentar todos os servidores públicos municipais e, também, à Caixa Econômica Federal que é a patrocinadora do evento, pela parceria e gestão do patrimônio do fundo previdenciário.
Segundo o Presidente do MURIAÉ-PREV a homenagem aos servidores foi a entrega de um diploma de honra ao mérito aos servidores de vários setores e secretarias da prefeitura, Demsur, Fundarte e Câmara, como forma de valorização dos seus trabalhos prestados.
O gerente-geral da Caixa Econômica Federal de Muriaé, Mauro Costa de Oliveira, considera essencial a parceria da Caixa nos eventos do MURIAÉ-PREV, principalmente, na busca pela valorização do servidor público. Mauro ressaltou também a gestão feita pela equipe do MURIAÉ-PREV sob a presidência do Antônio José. “São todos servidores competentes e com muito zelo pelo patrimônio dos servidores”.
“Nossa parceria vem aprimorando-se ao longo dos últimos anos, onde todos ganham, principalmente, o servidor público. Por isso, visualizamos uma gestão competente e profissional. A Caixa, enquanto parceira do MURIAÉ-PREV, deseja prestar o melhor serviço aos segurados. Nossa intenção é fortalecer ainda mais esta aliança, juntamente com a nossa Superintendência Regional e com os diretores do fundo previdenciário. Queremos que os servidores municipais possam garantir um futuro tranquilo”, conta.
O presidente do Comitê de Investimentos do MURIAÉ-PREV, Alessandro Campos, falou ao público presente sobre a evolução dos últimos seis anos do fundo previdenciário.
“Desde 2012, quando a atual diretoria do MURIAÉ-PREV assumiu a gestão com o patrimônio líquido de R$78 milhões, tivemos o desafio de tentar fazer dele um dos maiores fundos previdenciários da Zona da Mata. Em 2018, com o encerramento do segundo mandato do presidente Antônio José, entregaremos ao próximo gestor o fundo com uma estimativa de patrimônio líquido de R$200 milhões. Costumo dizer que o servidor público de Muriaé pode deitar a cabeça no travesseiro tranquilamente, pois as aposentadorias e direitos previdenciários dele estão garantidos”, conta.
O ex-auditor da Receita Federal do Brasil que atua junto ao Ministério da Previdência Social, consultor e professor sobre previdência e gestão pública, Otoni Gonçalves Guimarães, veio de Brasília para ministrar uma palestra a respeito de reflexões do próprio servidor público, seus direitos e deveres e sua importância na sociedade.
“O objetivo foi contextualizar o ponto de vista histórico do servidor público, sobre a legislação vigente e seu papel na sociedade. Ao final da palestra, traçamos um paralelo entre servidores e Reforma Previdenciária”, conta.
De acordo com Otoni, o servidor público, apesar de enfrentar dificuldades, deve sempre comemorar. “As situações adversas não devem ser valorizadas ao extremo, é preciso estar sempre motivado. Não há gestão pública sem o trabalho e dedicação do servidor, por isso, é preciso que ele acredite em sua importância e em sua essência”, diz.
Homenagem aos servidores públicos municipais – No evento, vários servidores foram homenageados pelo trabalho feito em benefício à sociedade muriaeense com um merecido Diploma de Honra ao Mérito.
Maria Cristina Navarro de Aquino Ribeiro, professora e ex-secretária municipal de Educação, foi uma das homenageadas na ocasião pelos seus 38 anos de serviços prestados. “Fiquei muito feliz e honrada em receber esta homenagem. Após prestar o concurso para professora, construí uma carreira como vice-diretora e diretora de escolas públicas. Aproveito a oportunidade para dedicar esta ‘Honra ao Mérito’ às minhas companheiras da Educação Pública, que trabalharam comigo, e agradecer a equipe do MURIAÉ-PREV pela homenagem”, diz.
Sandra Sueli da Silva (Sussu), servidora pública municipal por 33 anos, também foi uma das homenageadas na noite do MURIAÉ-PREV. “Fiquei muito emocionada ao receber esta homenagem, pois sempre dediquei muito ao trabalho e a realmente ‘servir’ o cidadão. Confio na competência do Antônio José e do Alessandro, que estão à frente do MURIAÉ-PREV e aproveito para parabenizá-los pelo trabalho”, conta.
O vice-prefeito de Muriaé, Marcos Guarino de Oliveira, parabenizou os servidores públicos na oportunidade e agradeceu, também, a homenagem recebida. “Parabenizo todos os servidores públicos de Muriaé, que são a engrenagem para que a ‘máquina pública’ realize suas funções. Foi emocionante ter o meu nome lembrado ao receber esta ‘Honra ao Mérito, parabenizo também a toda a equipe do MURIAÉ-PREV na pessoa do presidente Antônio José”, conta.
João Francisco dos Santos, chefe do gabinete municipal, esteve presente na homenagem aos servidores públicos representando o prefeito Grego. “É maravilhoso estar nesta festa promovida pelo MURIAÉ-PREV, que celebra seus 20 anos e o Dia do Servidor Público. Eu que também iniciei minha vida profissional como servidor público concursado por 11 anos, quando fundo previdenciário não existia. Hoje, percebo que o MURIAÉ-PREV é um patrimônio que oferece garantias e direitos fundamentais ao servidor municipal. Aproveito para parabenizar toda a diretoria pelo trabalho ao longo desses 20 anos”, conta.
O vereador Jair Abreu, que é membro nato do Conselho Administrativo do MURIAÉ- PREV, falou a nossa reportagem da importância de uma boa escolha para gerir a previdência social do servidor municipal. “São 38 anos de trabalho como servidor público estadual, sempre defendendo meus colegas; quando assumimos o serviço público, precisa ser um serviço para atender bem ao público; sempre lutar para tentar melhor as condições de trabalho, e ao mesmo tempo, lembrar que você (servidor) é um prestador de serviço. O MURIAÉ-PREV está bem direcionado, tem de estar sempre atento às adaptações e nas atualizações, e a equipe atual que está administrando o fundo previdenciário, está bem fortalecida, naquilo que propõe, é uma responsabilidade muito grande porque, se houver qualquer deslize, fica em jogo, a aposentadoria de centenas de servidores; é muito importante que a equipe esteja sempre se atualizando, os servidores precisam acreditar no servidor que está lá no MURIAÉ-PREV e, ao mesmo tempo, fiscalizar. Eu faço parte de um dos conselhos, representando a Câmara Municipal e participo mensalmente das reuniões de prestação de contas e dos balanços fiscais”, finaliza
Estiveram presentes no evento o secretário municipal de Fazenda (Célio Carlos Rosa de Paula), o secretário municipal de Planejamento e Gestão (Silvio Marcio Bousada Salvato), o vereador José Carlos Alves Cerqueira, a vereadora Miriam Facchini Barbosa, o secretário municipal de Administração (Sergio Soares Duarte) e a secretária municipal de Educação (Maria da Conceição Rodrigues de Souza – Nininha).
O evento aconteceu na mais perfeita harmonia e descontração.