Mostra de gado apresenta animais de excelência genética

Um belíssimo encontro técnico ocorreu na mostra de Gir e Girolando do grupo FAMA JF, de propriedade de Júlio Maria Filho e família, no dia 17 de junho. O objetivo da mostra, como o próprio nome diz, é apresentar ao publico regional o trabalho genético feito pelo criador Júlio com gado leiteiro tropical, que é o gado da raça Girolando, mostrando a todos o forte plantel de doadoras Gir e Girolando da melhor genética nacional e, consequentemente, do mundo, pois os melhores exemplares da raça foram melhoradas no país. Toda a multiplicação deste rebanho é 100% feita por FIV (Fertilização In Vitro), técnica esta feita em parceria com o laboratório Embryorio, de Barra do Piraí (RJ).
A raça Girolando, que é o cruzamento da raça indiana “Gir” e da raça europeia “Holandesa”, agrega os valores genéticos da raça tropical Gir com toda sua rusticidade, com o potencial de produção leiteira da raça Holandesa, com melhoramento milenar neste sentido. A raça é criada no Brasil com o objetivo de dominar a produção dos rebanhos tropicais mundiais de leite, uma raça de bovinos rústica capaz de tolerar as intempéries do clima tropical, seus consequentes parasitas e doenças, e fabricar, a partir de um alimento pobre em nutrientes para o ser humano (as gramíneas), um alimento rico em proteína de alta digestibilidade, que é o leite e seus derivados.
Foram apresentadas ao público as doadoras Gir e Girolando da Genética FAMA JF e alguns de seus produtos, inclusive os animais de pista, os quais estão prontos para a grande exposição de gado leiteiro, a internacional Mega Leite, que acontecerá neste final de semana, em Belo Horizonte.
A Fazenda da Barra (em Miradouro), onde ocorreu a mostra, é a central de doadoras e receptoras do Grupo Girolando Fama JF, grupo este que produz mais de 1.000 litros de leite/dia na Fazenda Campo Formoso, no distrito de Boa Família (Muriaé), com animais similares aos apresentados na mostra, e recria suas novilhas na Fazenda Nova Betel, no distrito de Belisário, onde também produz alto volume de café gourmet da melhor qualidade.
O público presente de criadores e representantes do ramo pôde apreciar a mostra do trabalho, um evento que seria de poucos amigos e durante poucas horas, mas que durou o dia inteiro e prolongou parte da noite. Na ocasião, ocorreu a venda de animais, embriões e outros materiais genéticos, os quais não eram o objetivo da mostra, mas que foi interessante, segundo os organizadores, ver a valorização de um trabalho árduo e sério.
Júlio Maria Filho e família, o técnico responsável pelos trabalhos do rebanho Girolando, Dr. Adilson da Matta e as assessorias de pista e marketing do grupo, Serginho, da SV Assessoria e Davi (conhecido como “Boi”), da Boi Beef Milk Assessoria, agradecem a todos que prestigiaram o evento.

Deixe um comentário


Outras Notícias