Morte de animais por envenenamento assusta moradores de Laje do Muriaé

Os moradores de Laje do Muriaé, município no estado do Rio de Janeiro a cerca de 40 quilômetros de Muriaé, estão assustados com as mortes de animais provocadas por envenenamento. Até o fechamento desta reportagem mais de 60 gatos e cachorros foram encontrados mortos em diversos pontos da cidade, em menos de um mês. De acordo com as autoridades, eles apresentavam sinais de terem sido envenenados: convulsão, vômito e sangramento. Foram mortos animais de ruas e com tutores.

A cidade tem pouco mais de 7 mil habitantes que estão se mobilizando nas redes sociais a fim de conscientizar sobre o fato. Matar animais é crime previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda.

A imprensa local informou que a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro enviou equipes da Vigilância Sanitária Estadual e da Subsecretaria de Proteção Animal a fim de coletar amostra dos cadáveres para realizar análise, já que em muitos casos, não foi possível realizar exame de sangue por causa do avançado estado de decomposição dos animais.

As investigações são realizadas na delegacia de Miracema -RJ, a 30 quilômetros de Laje do Muriaé.

Deixe um comentário


Outras Notícias