Minas Gerais distribui mais de 947 mil doses de vacinas contra a covid-19
Imunizantes foram enviados às Unidades Regionais de Saúde na quarta-feira (18) e lotes serão destinados para primeira e segunda doses de adultos acima de 18 anos
O Governo de Minas começou, na quarta-feira (18), a distribuição de 947.810 doses referentes às 39ª e 40ª remessas de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. São 453.960 doses da Pfizer, 301.250 da AstraZeneca e 192.600 da CoronaVac. De acordo com a planilha disponibilizada no site Agência Minas, Muriaé vai receber 1632 doses da Pfizer e 960 doses da Coronavac no lote 39 e mais 360 doses da Pfzer e 1035 da AstraZeneca no lote 40. Os imunizantes foram encaminhados às Unidades Regionais de Saúde (URSs) que, iniciaram a entrega para os municípios na sexta-feira (20).
Para se adequar à logística de entrega de vacinas contra a covid-19 do Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) utiliza o seguinte planejamento: Remessas que chegam sexta-feira, sábado e domingo: são distribuídas a partir de segunda-feira e nos dias seguintes; as remessas que chegam segunda e terça-feira são distribuídas a partir de quarta-feira e nos dias seguintes; e as remessas que chegam quarta e quinta-feira são distribuídas a partir de sexta-feira.
A SES explica que a logística de envio das vacinas depende da articulação junto às 14 macrorregiões do estado, do alinhamento entre a SES-MG, as Forças de Segurança (Gabinete Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar), as 28 Unidades Regionais de Saúde e demais envolvidos, para que a entrega para os 853 municípios seja feita de forma ágil, sem comprometer a segurança dos imunizantes. Para otimizar a logística de distribuição, os dois últimos lotes de vacinas recebidos serão enviados em uma única operação.