Memorial da Fundação inaugura estátua de cera de Lael Varella

DSC_0671O Memorial Fundação Cristiano Varella inaugurou um espaço dedicado ao idealizador do hospital. O cenário abriga a estátua de cera de Lael Varella, ilustrada pela linha do tempo do empresário e político, desde o seu nascimento, em 19 de fevereiro de 1939, passando pela década de 70, onde firma-se como empresário, às décadas de 80 a 2014, como político consagrado pelo Congresso Nacional e a construção da Fundação Cristiano Varella.

A estátua foi feita no Museu Madame Toussauds, em Londres. A inauguração aconteceu na última sexta-feira (17), com a presença de Lael, de sua família, amigos e de colaboradores da Fundação. No momento, também foi apresentada a bênção apostólica concedida pelo Papa Francisco à família Lael Varella, que passa, agora, a pertencer ao acervo do Memorial.

“Outras tantas homenagens me fizeram muito bem. Mas essa de hoje é uma homenagem diferenciada, pois essa, eles iam fazer para mim depois que eu morresse, mas resolveram fazer agora. Se eles tivessem feito essa homenagem, só que póstuma, eu não ia ter a oportunidade de vê-la. Agora, posso me sentir um homem realizado, pois assisti a essa homenagem”, conta Lael. Sobre a sensação de ver sua própria imagem em cera, Lael afirma que “é muito gostoso, pois vou me perpetuar enquanto a Fundação existir”.

Nesse mesmo dia, foram inauguradas no Memorial mais duas exposições. Na Pinacoteca está a exposição “Teatro – a magia das artes cênicas”, onde são apresentados, de forma simples e didática, um pouco da riqueza cultural dos gêneros teatrais de maior influência no território brasileiro.

No “Espaço do Artista” – uma nova proposta deste centro de cultura e artes, localizado em frente ao Mausoléu -, está em cartaz a exposição “Santo Ofício”, com nove obras do artista Yure Mendes. Yure é mineiro e passou a ser reconhecido nas artes plásticas em 1999, com alegorias carnavalescas em Juiz de Fora, de onde vieram suas primeiras premiações. Sempre tendo como matéria-prima o ferro, Yure tira do material pesado a leveza e a beleza de obras encontradas em suas exposições. O artista doou oito, das nove obras que estão em exposição, para que sejam destinadas à arrecadação de recursos para os projetos sociais desenvolvidos pela Fundação. Uma delas, “Nossa Senhora Aparecida”, teve o manto pintado por algumas das crianças internadas no Hospital do Câncer de Muriaé e, por isso, ganhou atenção especial do público que compareceu à inauguração.

O Memorial fica aberto de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h, e aos domingos, das 14h às 18h. A partir de março, durante a tarde, vai receber os alunos das escolas municipais e estaduais de Muriaé e de cidades da região.

Deixe um comentário


Outras Notícias