Máquinas de “fumacê” circulam por Muriaé em sistema de rodízio

fumace01As máquinas de “fumacê” cedidas pelo Governo do Estado estão sendo utilizadas pelas equipes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde por toda a cidade. Após às 17 horas, o serviço de combate ao mosquito aedes aegypti se inicia, dando continuidade pela madrugada.

Para realmente ter condições de circular pelos variados bairros e distritos, a Prefeitura de Muriaé, Setor de Endemias conseguiu mais uma máquina de “fumacê”, objetivando intensificar o trabalho e dividir a cidade em microrregiões.

O veículo já passou pelos bairros Dornelas, Santo Antônio, São Joaquim, Joanópolis, Safira, Avenida Constantino Pinto até o terminal rodoviário, Barra, Aeroporto, Gaspar e João XXIII.

De acordo com o coordenador do setor, Ademar Pedrosa, a sociedade precisa continuar se mobilizando para observar os quintais, lajes, terrenos baldios e mesmo cantinhos de sua própria casa, assim como latas e garrafas pets vazias. “Se não houver uma luta de todos, os mosquitos continuarão a se reproduzir e a doença se proliferará ainda mais”, diz ele, pedindo a comunidade para estar atenta a vasilhames e acúmulo de lixo.

A força-tarefa vai continuar até o final do mês de março. Todo o município será imunizado em sistema de rodízio. Vale lembrar que a máquina de UBV (Ultra Baixa Volume) mata principalmente os mosquitos adultos; as larvas e recém-nascidas não são eliminados.

1 comentário em “Máquinas de “fumacê” circulam por Muriaé em sistema de rodízio”

  1. O “fumacê” é uma medida apenas “pra inglês ver”. Já foi provado que não é muito eficiente, pois o componente químico tem de entrar embaixo da asa do mosquito. Portanto, o inseto precisa estar voando, algo difícil tratando-se de uma espécie que fica na maior parte do tempo em repouso. Acho que já passou da hora de sair da fase da conscientização, os órgãos deveriam ter autorização para entrar nos locais que podem ser foco do mosquito. Acho que neste caso, o estado de direito deveria ser substituído pelo direito à saúde da população.

    Responder

Deixe um comentário


Outras Notícias