Mais de mil muriaeenses não voltaram para receber segunda dose de vacina
Mais de mil muriaeenses que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 já chegaram ao prazo da segunda aplicação e não retornaram para recebê-la. A informação é da coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Thais Jabor.
Segundo Thais, ao menos 1.106 pessoas que já deveriam ter recebido a segunda dose do imunizante ainda não compareceram ao Parque de Exposições, onde está ocorrendo a vacinação em esquema drive-thru, até esta quinta-feira (15).
O número pode ser bem maior, pois na faixa de idade entre 70 e 74 anos, 2.087 pessoas ainda não receberam a segunda dose, porém alguns ainda não atingiram a janela mínima de 14 dias após a primeira.
Quem são os atrasados?
Profissionais da Saúde – 238
Idosos acima de 90 anos – 3
Idosos de 85 a 89 anos – 194
Idosos de 80 a 84 anos – 114
Idosos de 75 a 79 anos – 557
O que fazer?
De acordo com a coordenadora, todos que receberam a primeira dose devem conferir no cartão de vacinação a data prevista para a segunda aplicação. Mesmo que o prazo já tenha passado, ela orienta que as pessoas procurem o drive-thru de vacinação (somente até esta quinta-feira) ou um dos cinco pontos de vacinação instalados pela Prefeitura:
Centro – Escola Municipal Dr. Antônio Canêdo
Barra – Escola Municipal Odaléia Morais de Azevedo
Dornelas – Escola Municipal Maria Hastenreiter Dornelas
Porto – Escola Municipal Clara de Castro Rogério
São Francisco – Unidade Básica de Saúde do bairro
É fundamental lembrar que a imunidade contra a Covid-19 só vem após o recebimento das duas doses da vacina – seja Coronavac ou Astrazeneca.