Mais de 570 prefeituras interrompem serviços
Aproximadamente 68% das cidades mineiras, espalhadas por todas as regiões do Estado, aderiram à manifestação desta segunda-feira (24), que conta com o apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM).
O movimento, que tem como slogan “Crise nos municípios: prefeituras de Minas param por você”, tem por finalidade pressionar o governo federal para o cumprimento das responsabilidades com o Executivo municipal. Falta de atualização dos valores destinados ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), redistribuição da arrecadação de impostos, definição dos repasses pendentes dos convênios entre a União, estado e municípios e revisão do Pacto Federativo, estão entre a pauta municipalista que dá origem ao movimento.
O levantamento do número de prefeituras que participaram da manifestação foi apurado pela AMM, junto às microrregionais do Estado. Vale ressaltar que as prefeituras tiveram liberdade para a manifestação e, portanto, as formas de paralisação variaram de cidade para cidade. Na maioria delas, apenas serviços essenciais foram mantidos em funcionamento, como atendimentos de urgência e emergência na área da saúde.
A Prefeitura de Muriaé não aderiu ao movimento e funcionou normalmente nesta segunda-feira.
ADESÃO AO MOVIMENTO – Cidades com mais de 100 mil habitantes, como Uberaba, Juiz de Fora, Itabira, Barbacena, Itajubá, Divinópolis e Ituiutaba, participaram da manifestação. As pequenas cidades foram as mais efetivas, visto que muitas dependem, exclusivamente, dos repasses do FPM.