Mais de 350 crianças se formam no Proerd no segundo semestre
Mais 350 crianças, aproximadamente, das redes públicas municipal e estadual de ensino e particular se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar. A solenidade de entrega dos certificados aconteceu na noite de terça-feira (22), no Anfiteatro do Colégio Santa Marcelina.
Os formandos do segundo semestre são alunos do 5º, 6º e 7º anos das escolas municipais Nelson Cardoso de Melo, Cléria Ticon Carneiro, Odaleia de Oliveira Azevedo, Doutor Antônio Canêdo e Stella Fidélis, das escolas estaduais Desembargador Canêdo, João Teixeira Siqueira, Columba Teixeira e Silva e Colégio Santa Marcelina.
O programa começou a ser desenvolvido em Muriaé já 11 anos, pelo tenente Freitas. Nesse período, o projeto já formou aproximadamente 11.500 alunos. O instrutor do Proerd há sete anos, soldado Coutinho, afirma que o projeto reforça a importância da educação. “A educação, quando valorizada, surte efeitos positivos. Esses resultados podem não ser de uma maneira pragmática, instantânea, mas acontecer a médio e longo prazo. O Proerd surgiu com essa filosofia, de prevenção, de polícia comunitária, tratando o mal das drogas antes do mesmo acontecer”, afirma.
Estiveram presentes na solenidade o comandante da 76ª Companhia de Polícia, capitão Fortunato, o superintendente regional de Ensino, Sandro Carrizo, diretores, professores e familiares dos formandos.
Além do tradicional juramento feito pelas crianças prometendo ficar longe das drogas e da violência, houve a leitura das três melhores redações sobre a temática, apresentação teatral e o sorteio de uma bicicleta.