Lojas Maçônicas de Muriaé celebram Dia do Maçom em comemoração coletiva pelo segundo ano consecutivo

O Dia do Maçom é celebrado em Muriaé, por Lei Municipal,  no dia 20 de agosto. E, pelo segundo ano consecutivo, para celebrar a data, as quatro Lojas Maçônicas de Muriaé se reuniram, no dia 19, para  um  refinado jantar organizado pelas Lojas: Labor, Força e Virtude; Missionários da Luz; AD Gloriam ET Sapientiam e Seareiros da Paz. Na oportunidade também foram  celebrados os 43 anos de fundação da Loja Ad Gloriam Et Sapientiam,  que acontece em 24 de agosto, os 47 anos de fundação da Loja Missionários da Luz e 37 anos de fundação da Loja Seareiros da Paz, comemorados no dia 14 de julho.

Compuseram a mesa de autoridades, o Venerável Mestre da Loja Labor, Força e Virtude,  André Luiz Montesano de Carvalho; o Venerável Mestre da Loja Missionários da Luz, Waldir Gil Alcon Filho; o Venerável Mestre da Loja Ad Gloriam Et Sapientiam, Márcio Pereira de Carvalho; o Venerável Mestre da Loja Seareiros da Paz, Ramon da Silva Matos; o Delegado Regional da 44ª Delegacia da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, Teodorico Torres Neto; o Deputado Federal eleito da Soberana Assembleia Federal Legislativa do Grande Oriente do Brasil, que tomará posse em setembro, Walério Antonio de Souza; o Grande Inspetor Litúrgico da 15ª Região Litúrgica do Rito Escocês Antigo e Aceito, Fernando César Lopes; o Prefeito de Muriaé, Irmão Marcos Guarino de Oliveira; e o Vereador Dr. Frederico Faria Silva, autor da Lei Municipal 6.096/2021 que institui o Dia do Maçom no âmbito municipal, bem como a Comenda Lenine Brum Junqueira Passos.

Durante o evento, aconteceram a entrega de várias distinções como o título honorífico “AD GLORIAM” aos Irmãos e amigos que se destacaram na árdua tarefa de edificar a Ordem Maçônica e a Sociedade. Este ano, foram homenageados: Conceição Aparecida de Oliveira; o Irmão Francisco Silvério Portilho e a Cunhada, Joana D’arc de Assis. Todos receberam a distinção das mãos do Venerável Mestre da Loja Ad Gloriam Et Sapientiam, Irmão Márcio Pereira de Carvalho.

A Medalha Maçônica “Irmão Clovis Torres”, para homenagear maçom, pessoa ou entidade que tenha prestado serviços de relevância à Loja, à Ordem Maçônica ou à sociedade. Este ano foram agraciados: o Irmão Cezar Augusto Bianchi Botaro; Lucimar Rosa da Silva Medeiros; e a Sobrinha Milla Cristina Correa do Prado. A medalha foi entregue pelo Irmão Ramon da Silva Matos.

A Comenda Lenine Brum Junqueira Passos em homenagem ao Dia Municipal do Maçom, é um reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento e à grandeza do município pelos Maçons que integram as quatro Lojas existentes hoje em Muriaé. Este ano ela foi entregue pelo vereador Dr. Frederico Faria Silva. Receberam a distinção: João De Souza Moreira; José Alexandre do Nascimento Alves; Paulo Nílson Rodrigues Simão; e, Ricardo Tadeu Galvão Pereira.

O venerável Márcio Pereira de Carvalho da Loja Ad Gloriam Et Sapientiam, falou sobre a alegria de a Casa estar reunida pelo segundo ano consecutivo comemorando o Dia do Maçom e homenageando pessoas importantes. “Esse encontro para os Maçons é muito importante, porque o ser humano se vincula quando estamos juntos, fazendo beneficência e atividades em prol da sociedade. Então, sinto, que nossos encontros tendem a crescer a cada ano. E as pessoas homenageadas hoje têm grande relevância dentro da Maçonaria”, afirmou.

André Luiz Montesano de Carvalho, Venerável Mestre da Loja Labor, Força e Virtude, destacou a importância da reunião das quatro Lojas Maçônicas de Muriaé em um só evento e das homenagens da noite. “É a realização de um sonho para todos da Maçonaria de Muriaé e região, porque conseguimos fazer com que esse evento pudesse trazer novamente para as lojas os que já estavam adormecidos e fazer uma confraternização entre irmãos, como há muito não se via, por isso, precisamos manter viva a chama desse evento que acontece pelo segundo ano consecutivo”, ressaltou.

Para o irmão da Loja Seareiros da Paz , Ramon da Silva Matos, a reunião tem uma aura especial por estar acontecendo pela segunda vez. “Temos quatro Lojas reunidas hoje e de duas potências diferentes. Isso mostra que somos uma maçonaria só, e cada Loja é a casa de todos irmãos, então isso mostra a nossa união. Destacamos que nossas homenagens são pelo merecimento”, reforçou.

O idealizador da festa e mentor da junção das Lojas Maçônicas, venerável, João de Souza Moreira, da Loja Maçônica Missionários da Luz ,  foi um dos homenageados da noite e falou sobre a satisfação de ver o evento prosperar e acontecer pelo segundo ano consecutivo. “Desde o início da nossa posse como venerável, pregamos a união entre as Lojas e, felizmente, essa ideia vingou e foi além, inclusive atingindo outros orientes próximos. E receber homenagens nos torna privilegiados pelos irmãos. E agradeço a todos pela homenagem recebida hoje”, disse.

Suas palavras foram reforçadas pelo Venerável Mestre da Loja Missionários da Luz,  Waldir Gil Alcon Filho, que o sucedeu direção da Loja.  “É um privilégio para mim receber a incumbência do irmão João Moreira e tudo faremos para prolongar o seu trabalho”, prometeu.

Deixe um comentário


Outras Notícias