Liga Carnavalesca de Muriaé se prepara para Carnaval 2022
Licamur promoveu durante todo o mês de outubro a Jornada Formativa “Carnaval da Cultura Popular”
A Liga Carnavalesca de Muriaé (Licamur) promoveu durante todo o mês de outubro a Jornada Formativa “Carnaval da Cultura Popular”. O Evento, realizado com recursos da Lei Alcir Pires Vermelho, contou com oficinas de percussão, de produção de fantasias e adereços carnavalescos, e um workshop online com o tema: O carnaval de Muriaé e os desafios da sustentabilidade financeira. O objetivo foi o aprimoramento dos carnavalescos, ritmistas e toda a comunidade do samba na cidade. As oficinas de fantasias aconteceram na sede da Escola de Samba do Papagaio, no Aeroporto.
O presidente da Liga Carnavalesca de Muriaé, Adir de Souza Assis, falou sobre a necessidade de manter o ânimo da comunidade sambista e comemorou o sucesso do evento. “Percebemos a necessidade de unir a comunidade em busca de fazer um carnaval mais bonito, e alegre, daquele jeito que todos nós gostamos! Tivemos grande adesão e muito movimento nas oficinas. Foi uma ótima experiência e todos aprendemos muito. Inclusive, os participantes da oficina de percussão foram convidados para sair no carnal do Rio de Janeiro. Isso valoriza e mostra a nossa evolução. Agradeço aos nossos diretores, à Fundarte e à Prefeitura e ao Movimento Pró Cultura, que cedeu o espaço para realizarmos o trabalho, afirmou.
Gilmara Medeiros Bitencourt é presidente do movimento pró-cultura de Muriaé e falou sobre a importância do evento. “Espero que as nossas artesãs consigam se aprimorar para levar novas artes e modelos para a avenida. Essa união de todas as escolas de samba, com todas se ajudando é uma excelente iniciativa. Espero que no ano que vem as novidades continuem”, disse.
Também empolgada com as oficinas, a artesã da Escola de Samba do Papagaio, Luzilene das Graças, fez questão de aplaudir o evento. “Para quem como eu, é apaixonada pelo que faz e pelo carnaval, esta é uma grande oportunidade e nos acrescenta muito. É muito gratificante ver a comunidade do samba crescer na cidade”, comemorou.
Quem também estava animado com a iniciativa era o carnavalesco Romário Sales. “Recebi com muita alegria o convite para fazer a mentoria da oficina de produção de fantasias. Eu sempre participava como aluno e hoje vou ensinar algumas técnicas que uso no carnaval carioca, como espuma, isopor e tecidos. Vamos confeccionar fantasias voltadas para o tema do carnaval do Escola de Samba do Papagaio. Tivemos uma adesão muito alta e estamos com todas as vagas ocupadas”, disse.
Cláudio Roberto Ventura tesoureiro da Liga Carnavalesca de Muriaé falou sobre a importância de preparar o carnaval com antecedência. “Assim conseguimos fazer um trabalho de mais qualidade, adquirindo o material a preço acessível e melhorando a qualidade do desfile. Quanto mais cedo organizamos, melhor fica o carnaval. Quero ressaltar a união da nossa Liga, estamos sempre em contato e nos reunindo buscando meios de aprimorar e engrandecer o nosso carnaval”, ressaltou.