Lar Ozanam necessita de fraldas geriátricas e pó de café
Fraldas geriátricas, principalmente tamanho G, e pó de café. Esses são os dois itens que apresentam maior carência atualmente no Lar Ozanam. Mais uma vez, a instituição pede a colaboração dos muriaeenses para doação destes donativos.
Apesar de ter recebido doações de fraldas recentemente por instituições privadas, este item ainda continua em falta, devido ao seu grande uso. Dos 42 idosos que são atendidos na instituição, 18 usam fraldas, sendo realizadas quatro trocas diárias no mínimo – utilizando um total de nove pacotes por dia e 270 pacotes contendo oito unidades cada mensais, a maioria de tamanho G. Quando há alguma infecção intestinal, por exemplo, esse número sobe.
Outra carência da instituição é em relação ao pó de café. No Lar Ozanam, usa-se 1 kg por dia e 30 kg mensais.
A assistente social do Lar Ozanam, Ana Paula de Freitas, ressalta que doações como essas são importantes, uma vez que a instituição sobrevive dos 70% do beneficio dos idosos, que são garantidos pelo Estatuto do Idoso, e de campanhas de arrecadação de recursos. “Sabemos que as fraldas geriátricas, principalmente, são um item caro e essencial para o dia a dia dos idosos. Sabemos também que o momento no país é de crise, mas a sociedade sempre ajuda um pouquinho, seja com doações de alimentos, itens de higiene pessoal e geral e roupas”, diz.
Os interessados em visitar o Lar Ozanam, localizado na Rua Zeno Luiz Mazzoco, 100, Planalto, podem comparecer à instituição qualquer dia da semana, de 14h às 16h.