Lançado em Muriaé o Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG
Sicoob Credisudeste é o fomentador do programa que leva aos produtores rurais informações de como fazer um gerenciamento efetivo
Lançado em Muriaé, com apoio do Sicoob Credisudeste e do Sindicato Rural de Muriaé, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG do SENAR. A reunião de apresentação aconteceu no Tatersal do Sindicato Rural, na noite de quarta-feira (11). O objetivo é levar aos produtores rurais assistência em gestão de propriedade e técnicas de produção. O ATeG, atua em diversas cadeias do agronegócio e, na cidade, vai atender a bovinocultura de leite.
O gerente de relacionamento e OQS do Sicoob Credisudeste, Clodoaldo Heitor, explica os motivos que levaram a cooperativa a apoiar integralmente o programa. “Entendemos que o programa ATeG do SENAR, é muito importante para o produtor rural, porque trabalha não apenas assistência técnica, mas também a educação e disciplina financeira. O técnico responsável tem a função de mostrar ao produtor que ele pode gerir seu negócio de forma mais profissional, como uma empresa. O que consequentemente tende a melhorar a sua rentabilidade na atividade exercida, melhorando também a sua qualidade de vida e mostrando que a vida no campo sempre foi e, sempre será um bom negócio,” salientou.
O Sicoob Credisudeste, ao longo dos seus 35 anos de existência, sempre apoiou e incentivou parcerias como essas que venham fortalecer as entidades locais, como sindicatos, associações e cooperativas, mas sem perder o foco no ator principal que são as pessoas envolvidas, ou seja os cooperados. “Buscamos agregar, gerar valor e desenvolvimento aos empreendimentos das comunidades de nossa área de atuação. Por isso temos mais seis grupos do ATeG em andamento em parceria com os sindicatos locais e SENAR, atendendo mais de 180 produtores nas cidades de Muriaé, Espera Feliz, Miradouro, Caparaó, Alto Caparaó, Divino, Orizânia e Alto Jequitibá. Levamos assistência técnica e orientação financeira, visando a sustentabilidade do negócio, e tudo sem custo para os associados do Sicoob Credisudeste, do Sindicato Rural de Muriaé e demais sindicatos”, reforça Clodoaldo Heitor.
Durante o evento, o presidente do Sindicato Rural, Altomirando Viegas de Carvalho Neto, deu as boas vindas aos presentes, apresentou os palestrantes da noite e fez questão de agradecer à diretoria da instituição e ao Sicoob Credisudeste pelo apoio. “É um projeto inovador na nossa região e é gratificante contar com este apoio. Faremos de tudo para os nossos projetos irem para frente e para que todos associados cresçam junto com o nosso Sindicato”, disse.
O gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAS regional de Viçosa, Marcos Reis, explicou como vai funcionar o programa. “Oferecemos aos produtores um grupo de assistência técnica e gerencial que por dois anos. Aqui, atenderemos a cadeia do leite, orientando 30 produtores. Serão 48 visitas de quatro horas por mês em cada uma das propriedades. Um técnico, selecionado por nós, que pode ser agrônomo, zootecnista ou veterinário, vai fazer um atendimento mensal em cada uma das propriedades do grupo. O objetivo é aumentar a produtividade, diminuindo custos”, disse Marcos Reis.
Associado do Sicoob Credisudeste e do Sindicato Rural, o médico e produtor rural, Dr. Cláudio Renato Barros Carneiro, falou sobre a importância de iniciativas como a ATeG. “A nova diretoria está de parabéns em trazer esse congraçamento para a nossa classe, e parceiros como o Sicoob Credisudeste trazem mais peso para a entidade. Somos uma região muito rica, que precisa ser mais explorada”, afirmou.
Melhoramento genético e grupo de negócios
Durante o encontro também foram realizadas outras duas apresentações, além da ATeG. Uma delas sobre programas de melhoramento genético para o gado, através de inseminação artificial e a outra sobre uma plataforma digital de negócios. O vice-presidente do Sindicato Rural, Gustavo Ferreira Feres, classificou o evento como um incentivo para os produtores da região e o Tesoureiro da entidade, Júlio Maria Costa Filho, afirmou que a nova diretoria está se empenhando em proporcionar aos associados mais agilidade nos negócios e acesso a informações.
O analista de desenvolvimento de Negócios do Sebrae Minas de Muriaé, Francisco Herédia, apresentou o trabalho de melhoramento genético. “Mostramos as formas de subsídios que oferecemos. Nesse caso, são 80% do valor das consultorias investidas para a melhoria genética do gado. Nós pretendemos o aumento da produtividade leiteira dos rebanhos bovinos através do melhoramento genético da descendência dos animais já existentes nas propriedades. E também, um mínimo de 85% de prenhez de fêmeas para o gado leiteiro”, explicou.
Já Luis Piñel, CEO da compradora Moderna, uma plataforma digital de projetos de compras e gestão da cadeia de abastecimento, contou que a ideia é montar um grupo de negócios entre os produtores. “O nosso modelo de trabalho é fazer a reunião dos produtores que tenham interesse comum em comprar produtos e insumos. Com isso, conseguimos um maior volume de compras e consequentemente um menor valor. Além disso fomentamos, dentro do próprio grupo, a comercialização interna, gerando negócios entre os próprios associados”, comentou.