JP Engenharia e Construções comemora 51 anos de atuação em Muriaé
História da empresa se mistura à expansão urbana da cidade, com obras importantes, inesquecíveis e atemporais
No dia 23 de dezembro de 1962, chegava em Muriaé, um então jovem, de apenas 25 anos, que mudaria para sempre a história da cidade. João Paulo Goulart de Freitas, filho de João Freitas da Silva e Lacyr Goulart da Silva, já havia se formado engenheiro civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Logo após a sua chegada tem início a trajetória da JP Engenharia e Construções, em setembro de 1969.
“Nossa empresa surgiu da necessidade de expandirmos a cidade, que à época, só tinha construções do ‘lado direito’ do Rio Muriaé. Com um esforço hercúleo, negociando com 16 proprietários, compramos os terrenos onde hoje estão os bairros Coronel Izalino e Gávea, iniciando assim nossa história de expansão na cidade”, contou João Paulo.
Em decorrência desta primeira obra, a empresa construiu, por conta própria, uma ponte que serviu por anos à população de Muriaé naquela região, além de abrir a Rua Efigência de Freitas Silva, que leva o nome da avó de João Paulo.
Com muita coragem e contando com a credibilidade da família na cidade, a empresa foi responsável pela construção do Edifício Lacyr Goulart, que levou o nome da mãe de João Paulo. “Fizemos também a Casa de Saúde, a casa do ex-prefeito Paulo Carvalho, e isso influenciou positivamente na expansão da cidade. Ali começou o povoamento do ‘outro lado do rio’.”, contou o empresário.
A Ponte do Brum também é uma das obras da JP Engenharia e Construções. Na ocasião, a empresa venceu a concorrência para a obra, fazendo-a em concreto protendido, além do trevo de acesso à BR, que segundo João Paulo, “deu bastante trabalho”, mas foi entregue com perfeição.
Entre o final da década de 60 e o início da década de 70, a prefeitura de Muriaé implantou um projeto novo para o abastecimento de água na cidade. “A empresa Pantheon venceu a licitação e um dos proprietários, meu ex-professor, me convidou a ser o responsável técnico pela obra. Portanto, todo serviço de abastecimento de água na cidade, seja na captação ou distribuição, foi trabalho da JP Engenharia e Construções. Na ocasião da inauguração da adutora, que tinha 7 km em ferro fundido, o medidor calculou 100 litros de água por segundo, exatamente o que havíamos projetado, o que representou uma grande satisfação profissional”, disse o engenheiro.
A JP Engenharia e Construções executou também diversas obras fora de Muriaé. “Para a COHAB, em Timóteo, fizemos mais de 1.000 casas, além de atender Carangola, Caratinga e outras cidades. Fomos uma das primeiras empresas a atender à construção de casas populares”, revelou. “Em 1979, fizemos 10 CACS, os maiores grupos escolares do estado até então. Para a Acesita, fizemos 315 casas de nível médio – um projeto interessante, pois no local havia uma mata, o que dificultava ainda mais o trabalho. Fizemos todo o trabalho do abastecimento de água e coleta de esgoto, e a realizamos em exatos dois anos”, completou.
João Paulo também avalia que, apesar da grande burocracia para a liberação de projetos, a fiscalização do Poder Público não é constante e efetiva. “Nos orgulhamos de, em todas obras na cidade, ter alargado passeios e ruas, o que representou melhorias para a população. Transformamos a cidade de Muriaé numa média metrópole, mas precisamos ainda de maior cuidado do poder público, principalmente com a largura de calçadas e ruas”.
Quando o governo federal lançou o programa “Minha Casa, Minha Vida”, a JP Engenharia também foi uma das primeiras a atuar, com o bairro Alto do Castelo e adjacências.
EMPRESA FAMILIAR: LAÇOS FORTES E ESPÍRITO DE COLETIVIDADE
Atualmente, João Paulo é o superintendente técnico da JP Engenharia e Construções. Seus filhos Lacyr (Lila), Gustavo e Frederico atuam, respectivamente, como arquiteta, diretor técnico e diretor presidente da empresa. “É uma emoção pertencer a uma empresa realmente familiar, onde os vínculos são muito fortes e colaboram para um companheirismo e solidariedade ainda maior. Estamos cientes de que nosso trabalho tem sido profícuo e tem auxiliado no crescimento de Muriaé”, avalia o empresário.
Gustavo é engenheiro civil, formado pela UFJF e pós graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFF. Já Frederico é Gestor Ambiental e Corretor de Imóveis. Juntos, eles auxiliam o pai a manter a valiosa história e trajetória da JP Engenharia.
Ed. João Freitas (esquerda), Ed. Alice Goulart (direita), Ed. Bronze (esquerda fundo) e Ed. Prata (direita fundo)
Ed. Gold Shopping e Ed. Premier
BAIRROS – JP ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES
São Cristóvão
Vale do Castelo
Alto do Castelo
Alterosa
João XXIII
Recreio
Gávea
Cel. Izalino
Inconfidência
EDIFÍCIOS – CONSTRUÇÃO E INCORPORAÇÃO DA JP ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES
Ed. Guido Marielle
Ed. Dulce Macedo (Central da Pronta Entrega – BR)
Ed. Premier (Bradesco)
Ed. Geraldo Cardoso
Ed. Gold
Ed. Lina Goulart (em cima Sicoob Credisudeste)
Ed. João Ezequiel Silveira (em cima Casas Bahia)
Ed. Alice Goulart
Ed. Mário Costa
Ed. Aquarius
Ed. Bronze
Ed. João Batista
Ed. Prata
Ed. Rodrigo de Castro
Ed. Francisco Mattos
Ed. Lacyr Goulart
Ed. Ancorado
Ed. Constantino Pinto
CONSTRUÇÕES PARA TERCEIROS
Estação de Tratamento de Água e Esgoto de Muriaé – Tronco Principal COPASA
Concessionária Chevrolet
Concessionária Vemasa
Concessionária Ford
Casa de Saúde Santa Lúcia
Ampliação do Colégio Santa Marcelina
Ampliação da Faculdade Santa Marcelina
Ed. Ivone Castro
Ed. Wilson Castro
Ponte do Brum
Trevo do Brum
La Castro
Projeto de Combate a incêndio para a Igreja Metodista Central
Projeto de Combate a incêndio para a Igreja Assembleia de Deus
Edifício residencial e comercial para Tiago Lívio