José Nicodemos Couto é agraciado com a Medalha Paulo Fraga da AMLE
O diretor da Escola São Paulo, Professor José Nicodemos Couto, foi agraciado com a medalha Paulo Fraga da Academia Muriaeense de Letras. A honraria foi entregue na noite de 6 de dezembro na sede da AMLE. A medalha recebe o nome do patrono da instituição e é entregue a personalidades que se destacaram nas áreas da educação e da cultura em Muriaé.
O objetivo da Medalha é homenagear pessoas que atuam dentro do objetivo estatutário da Academia, que é voltada à educação e à cultura e entregue a apenas três homenageados por vez. O professor Nicodemos agradeceu a distinção. “Estou muito grato por ser lembrado e distinguido por uma instituição que fomenta a arte, a cultura e as letras na nossa querida Muriaé. O amor às artes e à cultura é algo que sempre fomentamos nos nossos alunos, desde a mais tenra idade”, destacou.
José Nicodemos Couto nasceu no dia 12 de março de 1955, no Rio de Janeiro, filho de Wolney Gonçalves Couto e Maria do Carmo Barreto Couto. Ele é neto de duas figuras ilustres da história de nossa cidade: o professor José Gonçalves Couto e o filantropo Raphael Barreto. José Nicodemos é casado com Maria Célia de Souza Couto e pai de três filhos: Hyama, Arthur e Alice.
Quando se mudou para Muriaé, aos 30 anos, iniciou suas atividades em diversas áreas sociais. Foi presidente da Associação Ação Ecológica, ocupou cadeiras em diferentes conselhos e ajudou a organizar o Sistema Municipal de Educação. Especialista em Produção Cultural, incentiva a arte e cultura através de eventos como o Festival Estudantil da Canção, o Anime Uai e o Música na Praça.
José Nicodemos Couto integra o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural e também a diretoria de entidades representativas. É ainda membro titular do Instituto Raphael Barreto.