Jornada de Reis Anjo Serafim é contemplada com o Prêmio Culturas Populares
Dentre os 21 projetos aprovados em todo o Estado, o grupo conquistou o 5º lugar
A Jornada de Reis Anjo Serafim, de Murriaé, foi contemplada com o Prêmio Culturas Populares, através do Edital Nº 02/2019 do Fundo Estadual de Cultura – FEC da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais – SECULT. Dentre os 21 projetos aprovados em todo o Estado, o grupo conquistou o 5º lugar.
Os recursos chegaram no final de 2020 e o projeto – que visa a manutenção das atividades da Jornada – começou a ser executado em fevereiro deste ano. “O aporte recebido tem sido muito importante para continuarmos firmes em nossa missão de preservar a tradição das Folias de Reis em nosso município e também na região. Não interrompemos nossas atividades mesmo com a pandemia e já adquirimos materiais e confeccionamos novas vestimentas para os integrantes do grupo“, afirmou Pedro Paulo Manoel Felisberto de Araújo, Mestre da Jornada de Reis Anjo Serafim e proponente do projeto.
Atento aos novos tempos, o grupo vem promovendo atividades de difusão da cultura popular de modo on-line e se dedicando à produção de um documentário – um dossiê digital com o olhar e a narrativa de seus próprios integrantes. Com a direção de Adilio Silva, produtor de audiovisual do projeto, o vídeo terá seu lançamento na internet no segundo semestre, quando será disponibilizado, de modo gratuito, para toda a população e aqueles que se interessam por tão importante patrimônio imaterial da cultura popular mineira. Também assinam a ficha técnica do projeto Alessandra Sexto, Fernando Paixão Duarte e Djalma Dutra.
A Jornada de Reis Anjo Serafim foi fundada em 2005, por vários componentes, tendo à frente o Sr. Roberto Gomes de Oliveira Felisberto (Beto) e a Srª Simone Quintiliano Machado Felisberto e, como padrinho, o Sr. Carlos Augusto da Silva, conhecido como “Tio Carlinho” (in memoriam), todos eles devotos de Santos Reis. O nome “Anjo Serafim” carrega toda uma simbologia e significado, sendo também uma homenagem ao Sr. Manoel Felisberto Sarafim. No dia 28 de janeiro de 2013, após cumprirem seus 7 anos de jornada, Sr. Roberto Gomes e Sr.ª Simone Quintiliano concederam a Pedro Paulo Manoel e Rodrigo Quintiliano a nobre missão de dar continuidade à tradição. Unida por laços familiares e comunitários, a Jornada de Reis Anjo Serafim, junto a todos os seus integrantes, continua a levar as Boas Novas à sua fiel comunidade de devotos que poderá acompanhar, em breve, também pela internet, suas apresentações artísticas das quais devem estar tão saudosos.