Hospital do Câncer de Muriaé conquista o Prêmio “Rubi Special”
O Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella conquistou mais dois prêmios de certificação. Pelo quinto ano consecutivo, a instituição alcançou o prêmio “Top Quality”, só que desta vez, subiu mais um degrau nesse tipo de qualificação, sendo contemplada com a versão “Rubi Special”. E junto com este título, também foi agraciada com o prêmio “Sustentabilidade”, pela quarta vez consecutiva.
O reconhecimento, em forma de troféus, foi oficialmente repassado aos representantes da Fundação Cristiano Varella na noite de sexta-feira (7), na cidade de Juiz de Fora.
O “Top Quality” analisa a implantação e o funcionamento do “Programa 5S” dentro da empresa. Entre os dias 13 a 15 de março deste ano, o hospital recebeu os auditores da MFC Consultoria, instituição credenciada para realizar tal avaliação. Nesse período, todos os setores do HCM/FCV passaram por um último julgamento. E o resultado não podia ter sido melhor: os avaliadores ficaram satisfeitos com o que viram.
De acordo com Maurício Cavalcanti, responsável pela empresa auditora, “foi possível perceber o alto comprometimento da equipe para atingir seus objetivos e metas” durante o período de avaliação. Ele disse que alcançar esse tipo de acreditação não é algo fácil. “É preciso atingir uma pontuação muito alta”, revela Cavalcanti. Para conquistar o “Rubi Special”, o Hospital do Câncer de Muriaé alcançou um percentual de 97,36 de pontos ao ser avaliada, conforme explicaram os colaboradores do setor de Gestão da Qualidade.
Já o Prêmio Sustentabilidade foi outro nível de acreditação mantido pela instituição. Para alcançar essa premiação, o hospital é analisado nos requisitos sócio, cultural, ambiental e econômico.
Segundo Dulce Silvestre, gerente de Qualidade do Hospital do Câncer de Muriaé, o Prêmio “Rubi Special” retrata o trabalho e a dedicação de equipes e pessoas. “Quando falamos de 5S, falamos de mudança de comportamento, de autodisciplina, de socialização do conhecimento. Por isso, a conquista é de pessoal e de times”, diz Dulce.
De acordo com Sérgio Henriques, diretor Administrativo da instituição, para o Hospital do Câncer de Muriaé, esta conquista representa a evolução de uma prática iniciada em 2012 em parceria com a MFC Consultoria. “Estamos cada vez melhores. Nosso nível de exigência aumenta a cada ciclo de auditorias, e hoje podemos contar uma maturidade ímpar”, afirma Sérgio.
Os troféus foram recebidos por colaboradores do Hospital do Câncer de Muriaé em uma solenidade especial, ocasião em que eles também tiveram a oportunidade de se divertir e participarem de uma festa.
O QUE É O “PROGRAMA 5S” – Etapa inicial e base para implantação da qualidade total, a metodologia 5S é assim chamada devido à primeira letra de cinco palavras japonesas: Seiri (Utilização), Seiton (arrumação), Seiso (limpeza), Shitsuke (Disciplina) Seiketsu (higiene).
O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a qualidade, através da organização e da disciplina no local de trabalho.
GALERIA DE FOTOS: