Grupo Folclórico Santa Terezinha torna-se Ponto de Cultura

Grupo Grupo também comemora o sucesso da 2ª Carreata Junina de Muriaé

Foi um sucesso a 2ª Carreata Junina Grupo Folclórico Santa Terezinha. Este ano, o evento aconteceu no sábado, 26, e a concentração de veículos começou às 15h30, na Pracinha do bairro que dá nome e abriga o grupo. A festa aconteceu sem aglomeração. Todos, mesmo vestidos a caráter, obedeceram às orientações sanitárias e não desceram dos carros, que também tinham o limite de três ocupantes para cada um. O uso de máscaras foi obrigatório e a carreata seguiu por vários bairros de Muriaé, alegrando a todos por onde passava.

O Grupo Folclórico Santa Terezinha tem 31 anos e tornou-se Ponto de Cultura. A distinção é dada a entidades ou coletivos culturais, que desenvolvem ações continuadas em uma determinada comunidade, articulado com rede de atores culturais por linguagem, tema ou expressão identitária. A responsável pelo grupo, Helenice Barbosa de Melo (Shirleyy Melo), falou sobre a importância de ser Ponto de Cultura. “Nosso grupo começou em 1991 e nunca mais paramos as atividades. Assim, crescemos dentro do movimento e hoje somos filiados à União Junina Mineira e, também, nos tornamos Ponto de Cultura. Estamos muito felizes com mais essa conquista, porque é muito tempo de trabalho, muita luta. Hoje nós somos uma ONG – Trabalho, Arte e Vida – Zona da Mata – então, com a movimentação do Ponto de Cultura, estamos aptos a receber verbas até do Governo Federal, e isso, beneficia não apenas o grupo, mas toda a região”, explicou Shirleyy Melo, que também comemorou o sucesso da carreata.

“Resolvemos fazer a carreata, porque sempre fizemos a nossa festa junina, que já é uma tradição na cidade, mas nesse tempo de pandemia precisamos inovar. Acreditamos nos santos juninos queríamos dar essa alegria para o povo. Não podíamos fazer as nossas apresentações e nem aglomerar. Mas também, não queríamos parar, então decidimos pela carreata. Um dos motivos também foi não deixar os participantes se dispersarem, porque também fazemos um trabalho social muito importante. O evento foi muito bem recebido no ano passado e, então, resolvemos, repeti-lo neste ano. Quero agradecer a todos que contribuíram para que essa carreata acontecesse: Let’s go car, Drogaria Brasil, Fundarte, Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e à ONG SOS Minas Gerais, pela parceria cultural”, comemorou Shirleyy.

Deixe um comentário


Outras Notícias