Governo apresenta resultados do projeto Conexão Mata Atlântica em fazenda modelo da Zona da Mata

Evento acontece em São Francisco do Glória na quarta-feira (29), na Fazenda Santa Cruz com a presença da secretária de Estado de Meio Ambiente de Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo
Fotos: ASCOM / SISEMA

Os resultados alcançados após quatro anos de trabalho na Fazenda Santa Cruz, unidade modelo do Projeto Conexão Mata Atlântica localizada em São Francisco do Glória, a 52 quilômetros de Muriaé, serão conhecidos durante visita técnica feita pelo Governo de Minas, na propriedade, nesta quarta-feira (29), entre 9h30 e 11h15 na Fazenda Santa Cruz – Estrada do Córrego do Moinho.

O local conta com três projetos técnicos na modalidade de sistemas agroflorestais, que intercalam plantio de milho, pastagem, eucalipto, mogno, café e abacate, além de dois programas de sistema silvipastoril, de mogno e de eucalipto; e outros dois de fomento ambiental. 

Executado em Minas Gerais pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), o projeto Conexão Mata Atlântica abrange duas sub-bacias pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – a dos rios Pomba e Muriaé e a dos rios Preto e Paraibuna. O objetivo é a recuperação ambiental de 2.200 hectares por meio de incentivos como, doação de material para cercamento, insumos para plantio, mudas e contratação de empresas para execução das ações de cercamento e plantio.

O Projeto Conexão Mata Atlântica é promovido com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environmental Facility – GEF), tendo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) como executor financeiro.

Visita técnica

A visita técnica contará com a presença da secretária de Estado de Meio Ambiente de Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo; da diretora-geral do IEF, Maria Amélia Lins; do coordenador do projeto Conexão Mata Atlântica e analista ambiental do IEF, Marcelo Araki; e de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentre outras autoridades.

O encontro reúne ainda representantes da Finatec; da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), deputados da região, além do prefeito de São Francisco do Glória, Wallace Ferreira Pedrosa, técnicos do IEF, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Meio Ambiente.

Deixe um comentário


Outras Notícias