Feiras Livres
Avenida JK terá feira livre às quartas e sábados
À partir do dia 13 de novembro, a Prefeitura de Muriaé vai realizar a ‘Feira Livre’ da Avenida JK, bairro do Rosário, duas vezes por semana (quartas e sábados), entre 7h e 12h. Produtores rurais e microempreendedores do setor agrícola disponibilizam produtos hortifrutigranjeiros, frutas, doces de compotas e em barras, geleias, dentre outros, com preços acessíveis à população. A proposta da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Muriaé, responsável por organizar e disciplinar a comercialização nas feiras livres, é expandir as feiras para outros pontos da cidade.
Para isso, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está realizando reuniões e buscando consenso junto aos feirantes. “Vamos criar uma dinâmica do serviço nos diversos bairros de Muriaé e esperamos alcançar nossos objetivos, pois a ampliação auxiliará a venda de produtos hortifrutigranjeiros e de outros gêneros”, pontuou o secretário de Agricultura, Carlos Kneip.
As feiras livres possuem em sua estrutura banheiros químicos para os feirantes e o público em geral.
Por conta da Pandemia e das obras na chamada “Feira Coberta”, os produtores passaram a trabalhar somente aos domingos, o que dificultava a venda de mercadorias. “Os agricultores pediam uma feira na área central da cidade e decidimos experimentar esta região da JK. Estamos mantendo o distanciamento entre barracas e respeitando as práticas de prevenção, mas colocando o homem do campo para vender, ao menos três vezes por semana, produtos frescos e de qualidade, a baixo preço”, esclareceu o secretário adjunto de Agricultura e Meio Ambiente, Fernando Levati.
Atualmente, Muriaé está com três frentes de trabalho junto aos produtores rurais. Por isso, a prefeitura e os comerciantes se uniram para melhorar a economia no campo, ofertar produtos de primeira qualidade e diversificar a prática.
Aos domingos, a ‘Feira Livre’ acontece nas proximidades Avenida Alfredo Pedro Carneiro, viaduto da Gávea. Ás quartas-feiras e sábados, na Avenida JK.
Nas quartas (Praça do Trabalhador) e sextas (Praça São Paulo), a Feira Agroecológica acontece das 07h às 10h. Também às quartas-feiras e aos sábados, no Tatersal do Parque de Exposições, Centro de Distribuição de Alimentos (CDA) propicia a comercialização de hortifrutigranjeiros no atacado para comerciantes e donos de restaurantes, lanchonete, mercearias e quitandas.