Feira Agroecológica agora funciona também no Centro da cidade

As atividades da feira de agricultura familiar em novo endereço começaram dia 24 e acontecerão semanalmente, entre 6h e 10h

A população de Muriaé ganhou mais um dia de Feira Agroecológica. Agora, quem gosta de legumes, frutas e verduras frescas e sem agrotóxicos, especiarias caseiras: como doces de compotas e até artesanato vai poder fazer suas compras também às sextas-feiras, na Praça São Paulo, no Centro. As atividades da feira de agricultura familiar em novo endereço começaram dia 24 e acontecerão semanalmente, entre 6h e 10h.  Vale ressaltar que a feira da Praça do Trabalhador, na Barra, segue acontecendo, normalmente, às quartas-feiras, também entre 6h e 10h da manhã.

A Feira Agroecológica é fruto da união entre a Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar Solidária (Coopaf) e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Muriaé. A iniciativa tem apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé e Região, do NEAP do IF Sudeste, da Emater, do CEIFAR Zona da Mata e da Cresol Minas Gerais.

Membro do conselho de administração da Coopaf, Adriana Aparecida de Morais Ribeiro falou sobre a importância da ampliação dos dias de funcionamento da feira. “Isso possibilita o fortalecimento da agricultura familiar e a geração renda dos agricultores, contribuindo com sua permanência no campo. Também possibilita aos consumidores o acesso a produtos sem agrotóxicos, caseiros e artesanais, produzidos nos parâmetros da agroecologia. Isso nos motiva e traz cada vez mais responsabilidade, dentre elas acompanhar e prestar assistência aos agricultores, fortalecer as parcerias existentes e buscar outras que possam contribuir no fomento dá agroecologia no nosso município”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé e Região, Eduardo Antônio de Alcântara, considera importante a ampliação do mercado para a agricultura familiar. “Estamos passando por momentos difíceis e este projeto é um passo muito importante para o município, que nos ajuda a trazer um produto diferenciado com qualidade e mais saudável para os clientes. A feira é um espaço importante para os trabalhadores rurais que defendem a agricultura familiar, oferecendo espaço e visibilidade para a entrega dos produtos. Nossa função é apoiar esse projeto e dar suporte aos pequenos proprietários que sobrevivem da sua terra”, disse.

O conselheiro presidente da Cresol Minas Gerais, João Paulo Dias da Fonseca, elogiou as entidades responsáveis pela promoção da feira. “Primeiro gostaria de parabenizar os organizadores pela iniciativa e principalmente aos produtores pela disponibilidade e esforço de oferecer um produto de qualidade para a população de Muriaé. A feira contribui com a renda das famílias e eu acredito que esse é um papel primordial, fazendo com que as famílias possam buscar o mercado direto, evitando o atravessador. Sabemos o quanto isso é bacana e bom para a saúde das pessoas, a Cresol valoriza e apoia iniciativas como essas e é parceiro dos produtores”, destacou.

José Calais Gomes é feirante de Belisário e vende seus produtos nas feiras da cidade. Ele comemorou o aumento dos pontos de comércio. “Isso facilita para o produtor a venda do seu produto e ajuda o consumidor a adquirir os itens agroecológicos com mais facilidade. O nosso produto é cem por cento sem veneno, não trabalhamos com agrotóxico, então valorizamos a vida, a saúde e o nosso consumidor. Ofertamos bom atendimento com qualidade e ainda cuidamos na nossa área de produção, o que significa cuidar da natureza, com preservação das nascentes, controle de erosão e cuidado das matas nativas”, explicou.

Outra possibilidade para compra dos produtos da Feira Agroecológica é através do delivery, onde o consumidor pode fazer seu pedido de sexta a segunda, sendo que a entrega acontece às quartas pela manhã. O link para o delivery está na bio do IG: @feiraagroecologicamuriae.

Deixe um comentário


Outras Notícias