Federação de Muaythai Mineira capacita árbitros durante curso com padrão internacional
Um curso com padrão internacional capacitou árbitros de mauythai de Muriaé e região. O evento, organizado pela Federação de Muaythai Mineira, foi realizado no domingo (1º), na sede da federação, na Academia Thai Fighters, em Muriaé.
Ministrado pelo diretor técnico da PIMF (Pairojnoi Muaythai International Federation, na sigla em inglês), Ademir Mori, o conteúdo englobou o padrão de luta tailandesa, as regras e as pontuações. “Abordamos as regras originais do muaythai como elas realmente são. No Brasil, as pessoas tiram e acrescentam coisas na regra original. Nossa ideia com a PIMF é divulgar pelo Brasil a regra original do muaythai, para que essas regras sejam usadas nos eventos da modalidade, até porque, pretendemos trazer tailandeses para lutar no Brasil, e será uma vergonha para nós se não soubermos usar e aplicar a regra em uma luta originada na Tailândia”, afirma Mori.
Estiveram presentes árbitros, atletas e treinadores de Muriaé, Ubá, Viçosa, Barbacena, Belo Horizonte e do Rio de Janeiro. Para o presidente da federação, Gilbert Almeida, o curso vai acrescentar conhecimento ao muaythai praticado em Minas Gerais e no Brasil. “Esse curso segue as regras que são válidas na Tailândia, as que são usadas em todos os eventos realizados naquele país, que é o ‘berço’ do mauythai”, frisa Gilbert.