Estudantes de Minas contarão com apoio para deslocamento para cidades diferentes das que residem no Enem 2024

O Governo de Minas vai garantir o transporte de 33 mil estudantes da rede pública estadual que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na edição de 2024, em cidades diferentes das que residem. O investimento total para viabilizar o deslocamento será de R$ 25 milhões, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

A SEE/MG está implementando um modelo inovador, com a distribuição direta de recursos para as escolas, que serão responsáveis pela gestão do transporte dos estudantes que vivem em cidades onde o Enem não será aplicado. Além do deslocamento, o valor também poderá ser utilizado para alimentação e hospedagem durante o período de prova, conforme as necessidades específicas de cada estudante.

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, destaca que a iniciativa faz parte de um esforço abrangente da SEE/MG para garantir a participação de todos os estudantes da rede estadual no exame.

Apesar de Minas Gerais ser o estado com o maior número de municípios no Brasil, em 2023, apenas 188 dos 853 municípios mineiros aplicaram o Enem, representando apenas 22% do território estadual. Esse cenário exige uma logística robusta por parte da SEE/MG, para garantir que estudantes de todas as escolas que ofertam o ensino médio, sendo 2.370 unidades, possam ser transportados até as cidades onde o exame será realizado.

Na prática, as escolas estão responsáveis por validar a lista de estudantes que necessitam do benefício e os recursos serão repassados diretamente para a Caixa Escolar, por meio de Termo de Compromisso.

Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Governo Federal, o exame será aplicado em 1,7 mil municípios e é o principal mecanismo de acesso à educação superior no país. Em Minas Gerais, mais de 136 mil estudantes concluintes do ensino médio se inscreveram para o Enem, o que corresponde a 84% dos estudantes aptos a realizarem o exame.

O Enem 2024 será aplicado nos dias 3 e 10/11, em mais de 10 mil locais de prova, distribuídos por 1.753 municípios no Brasil. Mais de 5 milhões de candidatos estão inscritos, sendo a maior edição desde 2020.

No primeiro domingo (3/11), a prova contém 45 questões de Linguagens (40 de Língua Portuguesa e 5 de Língua Estrangeira – inglês ou espanhol), 45 de Ciências Humanas e Redação. No segundo domingo (10/11), serão 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza.

Os portões serão abertos às 12h e fecham às 13h. A prova começa às 13h30. Os locais de prova constam no cartão de confirmação de inscrição, contendo o local de prova e outras informações importantes, será disponibilizado na página do participante cerca de duas semanas antes do exame. É recomendado que o candidato simule o percurso até o local para evitar imprevistos no dia.

Nos dias da provas, o estudante devem levar documento oficial com foto (documentos digitais aceitos: e-Título, CNH Digital e RG Digital), caneta esferográfica preta de material transparente, lanches (água em garrafa transparente sem rótulo, chocolates, castanhas) e máscara (opcional, conforme regras locais) e álcool em gel.

O Inep orienta os candidatos a chegarem com uma hora de antecedência ao local de prova, e, embora não seja obrigatório, é recomendado imprimir o cartão de confirmação.

Deixe um comentário


Outras Notícias