Search
Close this search box.

Estacionamento rotativo voltou a funcionar em Muriaé

Já está funcionando desde o dia 14 de agosto, a cobrança para o sistema de estacionamento rotativo de Muriaé, na região central e principais ruas da Barra. A taxa estava suspensa desde quando a empresa anterior rescindiu o contrato com o Município. Será cobrado R$ 0,50 a cada meia hora para motos e R$ 1,00 a cada meia hora para carros. Os veículos só poderão permanecer nas vagas por, no máximo, 3 horas. Para fazer o pagamento, o usuário da vaga deve procurar um dos monitores ou baixar o aplicativo da área azul Muriaé. A Prefeitura também está cadastrando pontos de vendas. A falta de pagamento do estacionamento rotativo acarretará em multas para os veículos.

De acordo com a administração municipal, o sistema, também conhecido como “área azul”, foi reintroduzido como uma medida para lidar com os desafios de estacionamento enfrentados pela cidade. A volta do estacionamento rotativo busca equilibrar a demanda por espaço de estacionamento e garantir uma distribuição mais justa e eficiente das vagas disponíveis.

Em recente reportagem, o diretor do Departamento de Trânsito de Muriaé, Mário Lúcio Brambila, ressaltou que, com o crescimento contínuo da população e o aumento do número de veículos, encontrar vagas de estacionamento tornou-se uma tarefa cada vez mais difícil na cidade, que garantiu que a população aprovou a ideia. Ele atestou que o rotativo aumenta a acessibilidade a estabelecimentos comerciais e promove um ambiente mais dinâmico para as empresas locais. Além disso, a receita gerada a partir das tarifas de estacionamento pode ser reinvestida em melhorias na infraestrutura urbana e em serviços públicos.

Além pela fiscalização de praxe, realizada pelos monitores da empresa responsável pela área azul, a prefeitura vai utilizar um veículo especial para verificação de pagamento do Sistema de Rotativo de Muriaé: trata-se de um carro equipado com câmera especial, que realizará o videomonitoramento, detectando os veículos que estão irregulares nas vagas.

Seguindo as normas do Código de Transito Brasileiro, com a implantação do sistema, haverá uma série de gratuidades. Moradores das áreas de cobrança que não tiverem garagem, poderão estacionar o carro somente na rua onde moram, Deficientes físicos, idosos, além de veículos oficiais não pagarão o rotativo. É necessário a realização do cadastro no Demuttran.

Fotos: Henrique Salvato

Deixe um comentário

Outras Notícias

Conteúdo protegido. Para compartilhar o site ou notícias use o link ou os botões de compartilhamento.