Espetáculo “Clínica do Sono” se apresenta em Muriaé na próxima sexta-feira (30)
Recentemente contemplado pelo Programa Trilha Cultural BDMG, o espetáculo “Clínica do Sono”, do Coletivo T.A.Z, faz turnê por Minas Gerais, começando por Muriaé. A apresentação na cidade acontece na próxima sexta-feira (30), às 20h, no Teatro Municipal Belmira Vilas Boas. Após a apresentação haverá um debate entre a equipe do espetáculo e o público, mediada por um artista ou jornalista de cada cidade.
Com duração de 60 minutos, a comédia tem direção e dramaturgia de Daniel Toledo. Fazem parte do elenco, Beatriz França, Daniel Toledo, Regina Ganz e Will Soares.
A entrada inteira custa R$ 10,00 e a meia, R$ 5,00. A classificação é livre.
SOBRE O ESPETÁCULO – Recém-chegada ao Brasil, a bem-intencionada “Clínica do Sono” oferece tratamentos para diferentes distúrbios de sono, mas não tarda a revelar um equilíbrio perverso entre exploração e filantropia.
“Clínica do Sono” estreou em maio de 2015 e constitui-se como uma fábula crítica e bem-humorada, que convida o público à rotina de uma organização supostamente filantrópica cujo objetivo oficial é abrigar indivíduos com distúrbios de sono. Em cena, colaboradores e candidatos, tal qual o próprio público do espetáculo, aguardam o início de mais uma apresentação institucional da empresa, que não tarda a revelar, com boas doses de humor e ironia, um equilíbrio perverso entre exploração e filantropia.
COLETIVO T.A.Z. – Sediado em Belo Horizonte, o Coletivo T.A.Z. foi criado em 2010 pelos artistas Daniel Toledo (ator, diretor e dramaturgo) e Regina Ganz (atriz e produtora). Desde então, o coletivo desenvolve pesquisas e criações em artes cênicas, investigando problemáticas específicas ao momento histórico e social. A primeira investigação do coletivo se volta ao universo do trabalho e à experiência do trabalhador, desdobrando esse tema em uma trilogia de espetáculos com dramaturgias autorais que investigam possibilidades de convívio entre atores e espectadores. Atualmente, o coletivo conta com a colaboração dos artistas Akner Gustavson, Beatriz França, Flora Mauricio e Will Soares.
Segundo trabalho teatral do Coletivo TAZ, a peça “Clínica do Sono” integrou a programação da 3ª Janela de Dramaturgia, da Mostra Conexões (Funarte MG), do 10º Verão Arte Contemporânea e do Programa Trilha Cultural BDMG. A estreia da peça aconteceu em maio de 2015, dentro do projeto Arte no Centro, do Teatro Espanca!, e seu texto também foi publicado em 2016, dentro da coletânea “Janela de Dramaturgia III”, pela mesma editora.