Escola São Paulo realiza mostra sobre sustentabilidade e saúde
Alunos da Escola São Paulo apresentaram uma feira de ciências abordando assuntos de interesse para toda a sociedade. A feira, chamada de Mostra de Conhecimento, teve como objetivo a conscientização dos estudantes e do público presente sobre a importância da sustentabilidade em benefício à saúde e à sobrevivência do planeta.
O diretor, José Nicodemos Couto fez a abertura e deu as boas-vindas aos visitantes da Mostra, que contou com a presença de militares do Corpo de Bombeiros de Muriaé, os quais exibiram materiais sobre prevenção de incêndios, salvamento e resgate.
Durante as apresentações, que aconteceram no sábado (24), os estudantes fizeram demonstrações de pesquisas e estudos, feitos no mês anterior, para as famílias e para os professores das várias disciplinas ministradas, entre elas Química, Física e Ciências. Foram trabalhos sobre prevenção de doenças, bem-estar, cuidados com o corpo e o equilíbrio do ambiente modificado pelo homem.
De acordo com a professora de Ciências, Maria de Fátima Sanches Abreu Miranda, todos os alunos foram avaliados nos critérios de apresentação e de abordagem do conteúdo. “Gostaria também de agradecer aos pais pelo acompanhamento nos trabalhos. Foi um empenho em conjunto que gerou grande resultado no conhecimento e na visão futura dos alunos sobre a responsabilidade em relação ao meio ambiente à qualidade de vida”, diz.
“A Escola São Paulo se sente honrada em divulgar essa Mostra de Conhecimento. É um trabalho feito com muita dedicação pelos alunos com apoio da família e da comunidade. Através desses trabalhos apresentados, muitos deles descobrem sobre profissões e fazem planos para o futuro”, relata professora de História e Sociologia, Lídia Amaro.
CIÊNCIA NO DIA A DIA – Um dos temas abordados pelos alunos foi o tipo de alimentação do homem nos grandes centros urbanos.
Durante o evento, os estudantes demonstraram soluções saudáveis através da degustação de sucos de frutas, fizeram um levantamento de como está a dieta de seus colegas, frisando que o consumo exagerado de gorduras trans e saturada que trazem riscos para a saúde do homem.
Também relacionado à disciplina de Química, a professora Isabela Cristina de Matos explica que, com a mostra, é possível que os alunos tenham uma visão mais prática das matérias ministradas em sala de aula. “O aprendizado vai além e se estende para os laboratórios com o nosso apoio e supervisão”, diz.