Escola Pinguinho de Gente realiza lançamento de livros produzidos por seus alunos
A Escola Pinguinho de Gente realizou, na terça-feira, no Teatro Municipal Belmira Villas-Boas, o lançamento de livros escritos por seus alunos. As obras foram desenvolvidas pelos alunos do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, através do “Clube da Leitura” proposto pela escola.
Foram apresentadas as seguintes obras: “O Fantástico Mundo de Poesia” e “Gotas de Poesia”, dos alunos do 3º ano; “Caçadores de Histórias”, do 4º ano; e “Jornal Pinguinho de Gente”, “Coletânea do Saber”, e “Viajando com a Literatura”, do 5º ano.
Segundo a orientadora educacional do Pinguinho, Maria Emília Martins Baroni, a intenção do Clube era formar o hábito da leitura nos alunos. “Criamos o clube para construir esse hábito em nossos alunos. Eles leem as obras e trazem as percepções para uma discussão com os colegas. Isso serviu como incentivo à leitura e também despertou neles o desejo de escrever”, contou Maria Emília.
A orientadora explicou que a produção de contos e poesias pelos alunos é constante, e depois foram selecionados os melhores textos para compor os livros. “Os alunos do 5º ano também produzem um jornal semanal. Durante o fim de semana eles reúnem assuntos e na segunda-feira fazem uma roda para organizar as notícias que serão publicadas”, explicou.
“Agradecemos aos pais, pela confiança em nossa escola e por permitirem que os alunos sejam bons leitores, à Fundarte, na pessoa da diretora Flávia Neves, e também à educadora Marília Neves, representante da Academia Muriaeense de Letras, que prestigiou nosso evento”.