Energisa conscientiza mais de 700 profissionais sobre segurança na construção civil 

Ações foram realizadas em 56 localidades da área de concessão.

A rotina na construção civil é cheia de riscos e perigos. O uso inadequado de vergalhões, andaimes e calhas pode resultar em acidentes graves. Para evitar esses perigos, a Energisa Minas Rio realiza paradas de segurança nas cidades de sua área de concessão. Essas ações conscientizam trabalhadores e comerciantes sobre os riscos da rede elétrica, tornando o ambiente de trabalho mais seguro para todos.  

Neste mês de maio, a Energisa visitou 56 localidades, orientando mais de 700 profissionais do setor de construção civil, além de visitar mais de 230 obras e lojas de materiais de construção. Nesta edição, a distribuidora contou com a participação de mais de 60 colaboradores e com o apoio de entidades públicas como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, CREA-MG, e empreiteiras terceiras. 

“Conscientizar sobre os riscos da rede elétrica é essencial para garantir a segurança de todos. Na Energisa Minas Rio, colocamos a vida em primeiro lugar e temos um compromisso com as comunidades onde atuamos. Com as nossas ações, buscamos proteger vidas e promover um ambiente seguro para todos”, afirma Valtair Teodoro, gerente de Manutenção da Energisa Minas Rio.  

Para garantir uma reforma ou construção segura, a Energisa orienta:  

  • Mantenha uma distância mínima de 2 metros da rede elétrica, especialmente ao movimentar materiais metálicos como barras de ferro, vergalhões, andaimes e escadas, e também nas construções e manutenções de telhados. 
  • Nunca tente retirar materiais que tenham caído sobre ou estejam em contato com a rede elétrica, pois podem conduzir eletricidade e causar acidentes. 
  • Ao pintar fachadas, evite o uso de extensores nos cabos, pois podem se aproximar ou tocar a rede elétrica. 
  • Na instalação ou conserto de antenas, escolha um lugar afastado dos fios e faça o trabalho em dias sem chuva. 

Além disso, somente profissionais autorizados pela Energisa devem fazer intervenções na rede elétrica. Eles recebem treinamento específico e utilizam equipamentos de proteção adequados.  

Energisa na Comunidade

Além de realizar a Parada de Segurança, a Energisa está levando conscientização sobre riscos elétricos para as escolas através do programa “Cipa nas Escolas”. Com palestras interativas e lúdicas, a iniciativa aborda sobre riscos e perigos da rede elétrica, como soltar pipa próximo à fiação e cabos de energia caídos na rua. Somente em 2024, a equipe realizou mais de 110 visitas, incluindo as cidades de Cataguases, Leopoldina, Manhuaçu, Muriaé, Ubá, Visconde do Rio Branco e Nova Friburgo, mobilizando aproximadamente seis mil alunos e professores. A ação que permanece ao longo de 2025 visa educar e prevenir acidentes, promovendo um ambiente mais seguro para todos. 

Em caso de acidentes, mantenha distância e acione a distribuidora pelos canais de atendimento: 

Deixe um comentário


Outras Notícias