Editorial 20/03/2020

Ainda está em estudo no governo a possibilidade de fechamento das nossas fronteiras com os países vizinhos, por medida sanitária.  Dos países fronteiriços, somente a Venezuela teve as fronteiras com Brasil bloqueadas. É uma medida que vale por 15 dias, devido ao colapso do sistema de saúde pública daquele país.

Não se sabe se estas medidas terão a eficácia necessária para impedir a importação do coronavírus, uma vez que a extensão das nossas fronteiras por via terrestre é grande, mas certamente é uma medida que pode ajudar. O país tem que se cercar de todos os cuidados possíveis, tendo como objetivo evitar que os hospitais brasileiros fiquem sobrecarregados, caso haja a necessidade de atendimento de urgência. Se já tínhamos uma deficiência gigantesca com as nossas próprias enfermidades, que há anos demandam maior eficiência na área da saúde, imaginem agora, com a importação de uma pandemia que corre o mundo, deixando, até este momento, mais de nove mil vítimas fatais.

Neste momento, é importante que toda a sociedade civil, lideranças políticas, empresariais e outras organizações, bem como cada cidadão faça a parte que lhe cabe na busca da mitigação do problema que é muito sério.

Deixe um comentário


Outras Notícias