Editorial 08/11/2019
Tem se tornado frequentes as manifestações de racismo em todo o mundo, especialmente aquelas praticadas por torcedores de futebol dentro dos estádios contra jogadores que, por motivo pessoal ou para demonstrar a sua insatisfação para com o atleta, praticam esta odiosa ofensa aos jogadores da raça negra. O fato mais recente aconteceu na última semana com o jogador Mario Balotelli, do clube italiano Brescia, xingado por torcedores adversários de macaco.
O mais interessante é que esta lamentável atitude tem acontecido com mais frequência nos países europeus, exatamente onde se fala tanto da educação, da cultura e do desenvolvimento social daquele povo.
Fala-se muito da discriminação racial, e no Brasil, existe uma legislação dura contra aqueles que eventualmente venham a praticar tal delito, tratando-se de um crime inafiançável, cuja atitude imperdoável, quando denunciada, deve ser tratada dentro dos rigores da lei.
Somos todos seres humanos, os quais devem respeito uns aos outros, principalmente no caso do Brasil onde se tem uma dívida histórica com os nossos afrodescendentes.
Respeito é bom, e por certo, todos gostam.