Dia do Maçom

Câmara entrega comenda em homenagem ao Dia do Maçom

A Câmara de Muriaé entregou, na noite de quinta-feira (19) a Comenda Lenine Brum Junqueira Passos às quatro lojas maçônicas da cidade – “Labor, Força e Virtude”, “Seareiros da Paz”, “Ad Gloriam Et Sapientiam” e “Missionários da Luz”. A cerimônia aconteceu em homenagem ao Dia Municipal do Maçom, celebrado em 20 de agosto, em conformidade com a Lei Municipal 6.096/2021 aprovada pela Casa Legislativa.

A Comenda é o reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados pelas lojas maçônicas ao desenvolvimento e à grandeza do município. As lojas foram representadas pelos seus respectivos veneráveis Adriano Oliveira Souza (“Ad gloriam et Sapientiam”), Walério Antônio de Souza (“Labor, Força e Virtude”), Francisco Rodrigues de Oliveira Neto (Missionários da Luz”) e Paulo Vicente Vieira Junior (“Seareiros da Paz”).

Estiveram presentes na cerimônia autoridades e familiares de Lenine Brum Junqueira Passos, como: o presidente da Câmara, Afonso da Saúde; o vereador autor do Projeto de Lei que cria a comenda, Dr. Frederico; os vereadores Anderson e Miriam Facchini; o vice-prefeito e secretário Municipal de Saúde, Marcos Guarino de Oliveira; o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cesar Bianchi Botaro; o filho de Lenine, Aluizio Freitas Passos e a nora Marisa, entre outros.

Lenine Brum Junqueira Passos nasceu em Muriaé no dia 18 de abril de 1926. Filho de Vivaldi Junqueira Passos e Everilde Brum Passos formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1949, tornando-se um grande advogado da cidade. Casou-se com Ircema Freitas Passos, com quem teve três filhos: Leir, Aluizio e Mirel. Também foi um dos fundadores do 1º hotel fazenda da região: o Hotel Fazenda Y – Juca Pirama.

Doutor Lenine, como era carinhosamente chamado por todos, deixou marcado na história política de Muriaé o seu trabalho na Câmara Municipal. Foi vereador por quatro mandatos consecutivos, representando com afinco o Distrito de Itamuri.

Nos anos de 1989 e 1990, ocupou o cargo de presidente da Câmara. Inclusive, em 1989, foi o primeiro do Estado de Minas Gerais a promulgar a Lei Orgânica Municipal. Posteriormente, veio a colaborar com muitos outros municípios mineiros na elaboração de suas Leis Orgânicas, dado seu vasto conhecimento político e jurídico.

Advogado criminalista e agrimensor, Lenine foi também membro da Loja Maçônica “Labor, Força e Virtude”, tornando-se, em 1962 (aos 36 anos), seu venerável mestre.

Doutor Lenine morreu em 21 de novembro de 2003, aos 77anos, deixando um grande legado para a história de Muriaé.

Deixe um comentário


Outras Notícias